O pensamento curricular de licenciando de Ciências/Biologia e suas implicações para a educação científica no limiar do século XXI.
Título
O pensamento curricular de licenciando de Ciências/Biologia e suas implicações para a educação científica no limiar do século XXI.
O pensamento curricular de licenciando de Ciências/Biologia e suas implicações para a educação científica no limiar do século XXI.
Autor
Evelin Salette Wolff Beckert
Evelin Salette Wolff Beckert
Orientação
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta investigação trata da prática pedagógica do professor e a construção do currículo em sala de aula num contexto social escolar marcado pela diversidade escolar. Desenvolvida em 2001 junto a 37 futuros professores de Ciências/Biologia de uma instituição privada do interior de São Paulo. A pesquisa procurou, através de uma estratégia investigativa apoiada na utilização de um texto não didático sobre Genoma Humano, identificar alguns elementos constitutivos do pensamento curricular desses alunos, objetivando analisar as principais características dessas tendências de pensamento e suas implicações para uma Educação Científica no limiar do século XXI. Entendendo o currículo como campo teórico do conteúdo escolar, investigou-se a tendência dos pensamentos sinalizava para um paradigma da práxis docente levando em consideração os pressupostos da complexidade do fenômeno educativo e a necessidade de um ensino CTS para atender às demandas científico-técnicas e sociais do mundo contemporâneo. Os resultados demonstram que 18,9% dos futuros professores priorizam os três primeiros parágrafos do texto para explicar o genoma humano, parágrafos esses com forte ênfase os aspectos técnico-científicos sobre DNA e a Ciência Genética. 48,5% dos alunos pesquisados destacaram o quarto parágrafo, que buscava analisar o problema desde uma perspectiva macro-social, destacando aspectos e reflexões sócio-políticas que envolvem preocupações de como deverão pensar e agir os agentes sociais frente ao fenômeno. Finalmente, outros alunos revelaram a importância de se discutir o texto como um todo. As manifestações apontaram que, se por um lado são importantes maiores compreensões científicas sobre o Genoma Humano, também o é saber o sentido político e ideológico de seus resultados e implicações sociais. Esses dados nos remetem a uma compreensão efetiva de que a escola é uma instituição fortemente responsável pela perpetuação/transmissão/construção de valores culturais através do currículo, pois, a partir dele, os indivíduos podem construir seus próprios patrimônios de conhecimentos, competências, crenças, valores, hábitos e costumes, além de suas representações de cultura.
Esta investigação trata da prática pedagógica do professor e a construção do currículo em sala de aula num contexto social escolar marcado pela diversidade escolar. Desenvolvida em 2001 junto a 37 futuros professores de Ciências/Biologia de uma instituição privada do interior de São Paulo. A pesquisa procurou, através de uma estratégia investigativa apoiada na utilização de um texto não didático sobre Genoma Humano, identificar alguns elementos constitutivos do pensamento curricular desses alunos, objetivando analisar as principais características dessas tendências de pensamento e suas implicações para uma Educação Científica no limiar do século XXI. Entendendo o currículo como campo teórico do conteúdo escolar, investigou-se a tendência dos pensamentos sinalizava para um paradigma da práxis docente levando em consideração os pressupostos da complexidade do fenômeno educativo e a necessidade de um ensino CTS para atender às demandas científico-técnicas e sociais do mundo contemporâneo. Os resultados demonstram que 18,9% dos futuros professores priorizam os três primeiros parágrafos do texto para explicar o genoma humano, parágrafos esses com forte ênfase os aspectos técnico-científicos sobre DNA e a Ciência Genética. 48,5% dos alunos pesquisados destacaram o quarto parágrafo, que buscava analisar o problema desde uma perspectiva macro-social, destacando aspectos e reflexões sócio-políticas que envolvem preocupações de como deverão pensar e agir os agentes sociais frente ao fenômeno. Finalmente, outros alunos revelaram a importância de se discutir o texto como um todo. As manifestações apontaram que, se por um lado são importantes maiores compreensões científicas sobre o Genoma Humano, também o é saber o sentido político e ideológico de seus resultados e implicações sociais. Esses dados nos remetem a uma compreensão efetiva de que a escola é uma instituição fortemente responsável pela perpetuação/transmissão/construção de valores culturais através do currículo, pois, a partir dele, os indivíduos podem construir seus próprios patrimônios de conhecimentos, competências, crenças, valores, hábitos e costumes, além de suas representações de cultura.
Palavras Chave
currículo, formação de professor, ensino aprendizagem.
currículo, formação de professor, ensino aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas