Tornando-se professor de Física: conflitos e preocupações na formação inicial.

Título
Tornando-se professor de Física: conflitos e preocupações na formação inicial.
Autor
Nelson Rui Ribas Bejarano
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de três professores de Física do ensino médio que estavam começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de Física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais dos nossos sujeitos da pesquisa. Ao acompanhar esses professores, tanto na condição de alunos do curso de formação inicial como também na condição de professores novatos, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento desses professores são materiais escritos por eles mesmos, dois conjuntos de entrevistas em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo e aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional desses professores, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.
Palavras Chave
ensino médio, formação inicial, professores de ciências, professores de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor