Textos paradidáticos e o ensino de física: uma análise das ações do professor no âmbito da sala de aula
Título
Textos paradidáticos e o ensino de física: uma análise das ações do professor no âmbito da sala de aula
Textos paradidáticos e o ensino de física: uma análise das ações do professor no âmbito da sala de aula
Educação para a Ciência
Autor
Alysson Cristiano Beneti
Alysson Cristiano Beneti
Orientação
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Algumas pesquisas em ensino de Física têm apontado a importância da utilização de textos paradidáticos, no processo de aprendizagem, como um recurso que pode contribuir para viabilizar um espaço de diálogo em sala de aula, oportunizando interações e, conseqüentemente, corroborando para a construção coletiva de conhecimentos. Nesta vertente, o papel do professor é fundamental, tendo em vista que será por intermédio da sua mediação que os diferentes conhecimentos, trabalhados no cotidiano a sala de aula, se desencadearão e se estruturarão. Desta forma, a presente pesquisa investigou as características das ações manifestadas por um professor de Física, ao utilizar, particularmente, um capítulo de um específico texto paradidático, no contexto da sala de aula, identificando possíveis avanços e apropriações de conhecimento por parte dos alunos de uma turma de ensino de jovens e adultos (EJA). A pesquisa é um estudo de caso e as transcrições das aulas foram obtidas através de gravações em vídeo. Foi utilizada a categorização da análise da enunciação defendida por Bardin para identificar elementos referentes ao perfil do discurso do professor e, de posse deste perfil, foi empregada a categorização da proposta por Penick visando a verificação relacionada ao nível hierárquico de alfabetização científica por parte dos alunos. Os conhecimentos específicos, particularmente presentes durante a utilização do texto, envolviam velocidade, gravitação, força, impulso, pressão, radiação, massa e teoria do Big Bang. Verificou-se que o texto, da maneira como foi empregado pelo professor, foi motivador para o aprendizado e, potencialmente significativo para o aumento do interesse dos alunos nas aulas de Física, tendo sido observados casos de avanços de nível de alfabetização científica principalmente com relação ao conceito de campo gravitacional, aceleração gravitacional e sua dependência em relação às massas dos corpos que interagem, a diferenciação entre os conceitos de massa e peso. Buscando caracterizar o discurso do professor, identificou-se ser predominantemente “controlado”, se empenhando na constante busca em direcionar as discussões durante as aulas, mantendo em discussão os temas planejados, procurando formular questões que despertassem a curiosidade, socializando o conhecimento, respeitando a diversidade de opiniões, relacionando conceitos físicos com o cotidiano, retomando e sistematizando conceitos reincidentes.
Algumas pesquisas em ensino de Física têm apontado a importância da utilização de textos paradidáticos, no processo de aprendizagem, como um recurso que pode contribuir para viabilizar um espaço de diálogo em sala de aula, oportunizando interações e, conseqüentemente, corroborando para a construção coletiva de conhecimentos. Nesta vertente, o papel do professor é fundamental, tendo em vista que será por intermédio da sua mediação que os diferentes conhecimentos, trabalhados no cotidiano a sala de aula, se desencadearão e se estruturarão. Desta forma, a presente pesquisa investigou as características das ações manifestadas por um professor de Física, ao utilizar, particularmente, um capítulo de um específico texto paradidático, no contexto da sala de aula, identificando possíveis avanços e apropriações de conhecimento por parte dos alunos de uma turma de ensino de jovens e adultos (EJA). A pesquisa é um estudo de caso e as transcrições das aulas foram obtidas através de gravações em vídeo. Foi utilizada a categorização da análise da enunciação defendida por Bardin para identificar elementos referentes ao perfil do discurso do professor e, de posse deste perfil, foi empregada a categorização da proposta por Penick visando a verificação relacionada ao nível hierárquico de alfabetização científica por parte dos alunos. Os conhecimentos específicos, particularmente presentes durante a utilização do texto, envolviam velocidade, gravitação, força, impulso, pressão, radiação, massa e teoria do Big Bang. Verificou-se que o texto, da maneira como foi empregado pelo professor, foi motivador para o aprendizado e, potencialmente significativo para o aumento do interesse dos alunos nas aulas de Física, tendo sido observados casos de avanços de nível de alfabetização científica principalmente com relação ao conceito de campo gravitacional, aceleração gravitacional e sua dependência em relação às massas dos corpos que interagem, a diferenciação entre os conceitos de massa e peso. Buscando caracterizar o discurso do professor, identificou-se ser predominantemente “controlado”, se empenhando na constante busca em direcionar as discussões durante as aulas, mantendo em discussão os temas planejados, procurando formular questões que despertassem a curiosidade, socializando o conhecimento, respeitando a diversidade de opiniões, relacionando conceitos físicos com o cotidiano, retomando e sistematizando conceitos reincidentes.
Palavras Chave
Física; Textos Paradidáticos; EJA; Alfabetização; Ciência.
Física; Textos Paradidáticos; EJA; Alfabetização; Ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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