O tácito e o explícito: a formação de professores de Ciências Naturais e Biologia e a temática ambiental.

Título
O tácito e o explícito: a formação de professores de Ciências Naturais e Biologia e a temática ambiental.
Educação Escolar
Autor
Bernadete Benetti
Orientação
Luiz Marcelo de Carvalho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências e Letras
Ano
2004
Cidade / UF
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo teve como foco de pesquisa a formação inicial de professores de Ciências Naturais e Biologia e o trabalho educativo com a Temática Ambiental, pautando-se por um enfoque qualitativo. Por meio de observações, questionários, análise documental e entrevistas, em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, buscaram-se as perspectivas de futuros professores no contexto de sua ação docente, tendo como referência imediata o estágio supervisionado e outras atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Prática de Ensino. As categorias de análise foram trabalhadas partindo-se das idéias de conhecimentos e saberes discutidas por Shulman, Gauthier, Gil-Perez e Carvalho e, principalmente, com os conceitos de conhecimento tácito e conhecimento explícito propostos por Michael Polanyi. Discute-se que, para a formação inicial de professores e sua futura ação educativa, devem-se considerar não apenas os conhecimentos explícitos, mas, sobretudo, os poderes tácitos de conhecimento, de forma que os docentes, residindo (indwelling) na docência e na temática ambiental, compreendam essa temática em uma perspectiva de inclusividade, complexidade e abrangência.
Palavras Chave
Conhecimento Tácito; Conhecimento Explícito; Temática Ambiental; Prática de Ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores