A visita técnica em usinas hidrelétricas como espaço alternativo para o ensino de física.

Título
A visita técnica em usinas hidrelétricas como espaço alternativo para o ensino de física.
Autor
Vagno Maia Benevides
Orientação
Maria Inês Martins
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a dinâmica da visita técnica como recurso de ensino-aprendizagem não formal, executado por professores do ensino médio. Pesquisamos a metodologia denominada estudo do meio, na qual se insere a visita técnica (VT) e como se relacionam, estudando-as nas etapas: antes, durante e depois. Centramos nosso trabalho no acompanhamento da prática docente em todo o processo das visitas às usinas hidrelétricas do Estado de Minas Gerais, procurando explorar as possibilidades de aprendizado que essa atividade pode proporcionar. Investigamos como os professores a realizam, como os alunos se comportam, o que efetivamente aprendem dos conteúdos de Física nas usinas hidrelétricas e como o assunto é abordado numa pequena amostra de livros didáticos de Física. Observamos na prática que o nível de aprendizado com este recurso de ensino é muito baixo. Dentre os diversos fatores que contribuem para isso destacamos a inexperiência dos docentes na condução dessa atividade. Produzimos a partir deste estudo investigativo, teórico e de campo, um roteiro guia de auxílio aos professores interessados em promover, com um melhor aproveitamento, visita técnica para usinas e pequenas centrais hidrelétricas. São orientações básicas objetivando maximizar o nível de aprendizado nestes espaços, conscientizando os docentes sobre a importância de se conduzir uma visita técnica com responsabilidade e êxito, conciliando teoria/prática e interdisciplinaridade.
Palavras Chave
usina hidrelétrica, visita técnica, ensino de Física

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método