Uma seqüência de ensino usando o programa WINPLOT: em busca de uma aprendizagem autônoma do aluno
Título
Uma seqüência de ensino usando o programa WINPLOT: em busca de uma aprendizagem autônoma do aluno
Uma seqüência de ensino usando o programa WINPLOT: em busca de uma aprendizagem autônoma do aluno
Ensino de Física e de Matemática
Autor
Caren Saccol Berleze
Caren Saccol Berleze
Orientação
Silvia Maria de Aguiar Isaia
Silvia Maria de Aguiar Isaia
Instituição
UNIFRA
UNIFRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivos analisar as contribuições do Winplot para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de funções reais, com enfoque nas transformações gráficas, bem como analisar a influência da interatividade, tanto com o programa quanto com os colegas, no despertar de habilidades como autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa foi realizada com 14 alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). A metodologia utilizada seguiu alguns passos da Engenharia Didática. Foi elaborada uma seqüência de ensino, baseada em 5 sessões, cada uma relacionada a um tipo de função real (afim, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica) e a uma situação envolvendo o Planeta Terra, associada à Geografia e Física. Os estudos preliminares mostraram que os alunos pesquisados têm acesso ao computador, porém, o usam basicamente para o lazer. Por outro lado, os PCNs orientam que a formação do aluno deve contemplar o acesso às novas tecnologias, de modo a prepará-lo para o mundo do trabalho, que espera cidadãos críticos e autônomos. Para isso, a aula precisa ser mais reflexiva e participativa, ao invés de simplesmente informativa. Da análise dos resultados (atividades propostas, relatórios, entrevista, observações) concluiu-se que o trabalho em dupla é importante durante o processo de ensino-aprendizagem, pois gera ambiente de discussão, reflexão e argumentação que, por sua vez, desenvolve a criticidade do aluno. A curto prazo, o uso do Winplot possibilitou que os alunos inferissem e comprovassem suas asserções, diminuindo a dependência da figura do professor
Esta pesquisa tem como objetivos analisar as contribuições do Winplot para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de funções reais, com enfoque nas transformações gráficas, bem como analisar a influência da interatividade, tanto com o programa quanto com os colegas, no despertar de habilidades como autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa foi realizada com 14 alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). A metodologia utilizada seguiu alguns passos da Engenharia Didática. Foi elaborada uma seqüência de ensino, baseada em 5 sessões, cada uma relacionada a um tipo de função real (afim, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica) e a uma situação envolvendo o Planeta Terra, associada à Geografia e Física. Os estudos preliminares mostraram que os alunos pesquisados têm acesso ao computador, porém, o usam basicamente para o lazer. Por outro lado, os PCNs orientam que a formação do aluno deve contemplar o acesso às novas tecnologias, de modo a prepará-lo para o mundo do trabalho, que espera cidadãos críticos e autônomos. Para isso, a aula precisa ser mais reflexiva e participativa, ao invés de simplesmente informativa. Da análise dos resultados (atividades propostas, relatórios, entrevista, observações) concluiu-se que o trabalho em dupla é importante durante o processo de ensino-aprendizagem, pois gera ambiente de discussão, reflexão e argumentação que, por sua vez, desenvolve a criticidade do aluno. A curto prazo, o uso do Winplot possibilitou que os alunos inferissem e comprovassem suas asserções, diminuindo a dependência da figura do professor
Palavras Chave
Transf. gráficas, Winplot, Seqüências de ensino, Melhorias
Transf. gráficas, Winplot, Seqüências de ensino, Melhorias
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos