Conhecimento específico e pedagógico: uma integração possível na disciplina de Metodologia de Ensino de Física.
Título
Conhecimento específico e pedagógico: uma integração possível na disciplina de Metodologia de Ensino de Física.
Conhecimento específico e pedagógico: uma integração possível na disciplina de Metodologia de Ensino de Física.
Autor
Angela Maria Jacobus Berlitz
Angela Maria Jacobus Berlitz
Orientação
Fernanda Ostermann
Fernanda Ostermann
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre aluno-aluno e aluno-professor, como forma de se adquirir conhecimento, as pesquisas realizadas por autores preocupados com a formação inicial de licenciandos. Reformulou-se a disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, de 60h-aula, que corresponde a 20 encontros de três horas cada um, do curso de licenciatura em Física da UNISINOS-RS, tendo em vista que a sua forma de abordagem era puramente experimental. Com a reformulação, realizada no 1o semestre de 2005, os licenciandos tiveram a oportunidade de conhecer alguns resultados de pesquisa em ensino de Física e integrá-los à sua formação de professor, através da elaboração de unidades didáticas. Esta integração pôde ser verificada nas unidades didáticas elaboradas, pois, obrigatoriamente, tinham que ter suporte pedagógico através de um autor de teorias de ensino-aprendizagem (e.g., Piaget, Vygotsky, Ausubel, Freire) ou em um dos epistemológos indicados (e.g, Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan). Os experimentos desenvolvidos, pelos licenciandos, não foram meramente ilustrativos ou demonstrativos, complementares à teoria, mas se mostraram necessários para a real compreensão dos temas pertinentes à disciplina. Para a coleta e análise de dados, também foram utilizados, como instrumento complementar, dois questionários do tipo aberto, um sobre teorias de ensino-aprendizagem e o outro sobre epistemologia. Estes questionários foram aplicados em dois momentos: na primeira e na última aula, justamente para comparar noções sobre teorias de ensino-aprendizagem e epistemologia, expressas diretamente pelos licenciandos. Observou-se a possibilidade e adequação de desenvolvimento de atividades integradoras, considerando os diferentes enfoques metodológicos e suas bases epistemológicas. As modificações realizadas na disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, atualmente denominada Ambiente de Aprendizagem de Física I, foram resultado de um processo, em que se abandonou o modelo tradicional, adotando um outro, inovador, no qual os alunos foram motivados a integrar o conhecimento específico com o pedagógico.
Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre aluno-aluno e aluno-professor, como forma de se adquirir conhecimento, as pesquisas realizadas por autores preocupados com a formação inicial de licenciandos. Reformulou-se a disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, de 60h-aula, que corresponde a 20 encontros de três horas cada um, do curso de licenciatura em Física da UNISINOS-RS, tendo em vista que a sua forma de abordagem era puramente experimental. Com a reformulação, realizada no 1o semestre de 2005, os licenciandos tiveram a oportunidade de conhecer alguns resultados de pesquisa em ensino de Física e integrá-los à sua formação de professor, através da elaboração de unidades didáticas. Esta integração pôde ser verificada nas unidades didáticas elaboradas, pois, obrigatoriamente, tinham que ter suporte pedagógico através de um autor de teorias de ensino-aprendizagem (e.g., Piaget, Vygotsky, Ausubel, Freire) ou em um dos epistemológos indicados (e.g, Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan). Os experimentos desenvolvidos, pelos licenciandos, não foram meramente ilustrativos ou demonstrativos, complementares à teoria, mas se mostraram necessários para a real compreensão dos temas pertinentes à disciplina. Para a coleta e análise de dados, também foram utilizados, como instrumento complementar, dois questionários do tipo aberto, um sobre teorias de ensino-aprendizagem e o outro sobre epistemologia. Estes questionários foram aplicados em dois momentos: na primeira e na última aula, justamente para comparar noções sobre teorias de ensino-aprendizagem e epistemologia, expressas diretamente pelos licenciandos. Observou-se a possibilidade e adequação de desenvolvimento de atividades integradoras, considerando os diferentes enfoques metodológicos e suas bases epistemológicas. As modificações realizadas na disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, atualmente denominada Ambiente de Aprendizagem de Física I, foram resultado de um processo, em que se abandonou o modelo tradicional, adotando um outro, inovador, no qual os alunos foram motivados a integrar o conhecimento específico com o pedagógico.
Palavras Chave
Vygotsky, teorias de ensino-aprendizagem
Vygotsky, teorias de ensino-aprendizagem
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores