A construção de estratégias para a abordagem do tema energia à luz do enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) junto a professores de Física do ensino médio

Título
A construção de estratégias para a abordagem do tema energia à luz do enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) junto a professores de Física do ensino médio
ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
Autor
José Roberto da Rocha Bernardo
Orientação
Deise Miranda Vianna
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto Oswaldo Cruz
Ano
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Problemas relacionados à formação do professor têm sido apontados na literatura como um dos obstáculos para a implementação do enfoque CTS no Brasil e no mundo. Identificar para compreender aspectos relacionados a essa problemática foi a razão dessa investigação realizada com um grupo de professores de escolas públicas do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa, foi organizada uma atividade formativa para professores de Física do ensino médio, que teve como tema norteador a produção e o consumo da energia elétrica, cuja abordagem esteve apoiada nas diretrizes do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Embora seja reconhecida a complexidade do problema em função dos inúmeros fatores que contribuem para a formação do professor, buscamos responder a seguinte pergunta: Como um grupo de professores de física do ensino médio vê a possibilidade de construção de estratégias para abordagem do tema produção e consumo da energia elétrica a partir do enfoque CTS A pesquisa teve relação direta com a formação dos professores na medida em que pretendeu compreender o processo de construção das estratégias didáticas sugeridas pelos participantes ao longo da atividade formativa, inserida em um espaço de formação continuada. A importância da dinâmica desse espaço de formação em relação à perspectiva de construção de significado para o enfoque CTS a partir do tema sugerido foi um dos focos principais, além do interesse no papel desse espaço como promotor de reflexões sobre a prática que leve à construção de uma identidade profissional que favoreça o desenvolvimento profissional e à autonomia necessários para uma ação pedagógica afinada com a perspectiva CTS. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados em duas etapas. A primeira delas envolveu uma pesquisa exploratória que objetivou promover a formação do grupo de professores participantes, bem como integrar os seus membros e caracterizá-los. Em uma segunda etapa, realizou-se uma pesquisa-ação, onde os sujeitos tiveram a oportunidade de participar ativamente, de forma cooperativa, intervindo na construção da proposta, com seus saberes, sugestões e críticas e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sua prática. Assim, acreditamos ter sido possível estudar o processo de construção coletiva da proposta para abordagem do tema sugerido. Os principais achados da pesquisa trazem contribuições para reforçar a necessidade de implementar ações formativas em serviço, de modo a aprimorar práticas docentes na física e nas outras áreas de atuação docente.
Palavras Chave
Ensino de Física; Energia Elétrica; Formação de Professores; Enfoque CTS, Pesquisa-Ação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores