A formação didático-científica das alunas dos cursos de magistério do 2º grau: uma reflexão a partir de abordagens pedagógicas e enfoques de ensino-aprendizagem.
Título
A formação didático-científica das alunas dos cursos de magistério do 2º grau: uma reflexão a partir de abordagens pedagógicas e enfoques de ensino-aprendizagem.
A formação didático-científica das alunas dos cursos de magistério do 2º grau: uma reflexão a partir de abordagens pedagógicas e enfoques de ensino-aprendizagem.
Educação
Autor
Tania Bernhard
Tania Bernhard
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Propus-me, nesta dissertação, a refletir sobre a formação didático científica nos cursos de magistério – 2º grau, dos municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Sobradinho e Venâncio Aires, a partir de abordagens pedagógicas e enfoques de ensino-aprendizagem, evidenciadas durante a prática pedagógica dos docentes de Química, Biologia, Física e Didática da Ciência. Primeiramente foi feita a coleta de dados quanto às manifestações destes docentes, no que se refere às abordagens pedagógicas e enfoques de ensino e aprendizagem, o mesmo procedimento ocorreu com as alunas do 3º ano do curso. O objetivo foi confrontar o grau de importância manifestada pelos docentes sobre as abordagens, com o grau de percepção das alunas de 3º ano. De uma forma implícita ou explícita, as diferentes abordagens e enfoques tratam da relação conteúdos-metodologias e embasado nesta relação, é descrita a influência da prática do docente na formação didático-científica da aluna de Magistério do 2º grau.
Propus-me, nesta dissertação, a refletir sobre a formação didático científica nos cursos de magistério – 2º grau, dos municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Sobradinho e Venâncio Aires, a partir de abordagens pedagógicas e enfoques de ensino-aprendizagem, evidenciadas durante a prática pedagógica dos docentes de Química, Biologia, Física e Didática da Ciência. Primeiramente foi feita a coleta de dados quanto às manifestações destes docentes, no que se refere às abordagens pedagógicas e enfoques de ensino e aprendizagem, o mesmo procedimento ocorreu com as alunas do 3º ano do curso. O objetivo foi confrontar o grau de importância manifestada pelos docentes sobre as abordagens, com o grau de percepção das alunas de 3º ano. De uma forma implícita ou explícita, as diferentes abordagens e enfoques tratam da relação conteúdos-metodologias e embasado nesta relação, é descrita a influência da prática do docente na formação didático-científica da aluna de Magistério do 2º grau.
Palavras Chave
Magistério; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
Magistério; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método
Formação de Professores, Conteúdo-Método