Interdisciplinaridade: Um Conceito Polissêmico.

Título
Interdisciplinaridade: Um Conceito Polissêmico.
Ensino de Ciências (Modalidade Física, Química e Biologia)
Autor
Valdir Pedro Berti
Orientação
Carmen Fernandez
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Interdisciplinaridade é um termo que tem sido bastante utilizado no contexto educacional. A proposta deste trabalho é a de investigar os significados de interdisciplinaridade presentes na literatura e nos documentos oficiais educacionais brasileiros e compara-los com as concepções desse termo apresentadas por alguns professores. Para tanto, realizamos uma análise minuciosa da literatura e dos documentos oficiais(LDB, PCNEM, PCN+ e OCEM) buscando revelar as visões de interdisciplinaridade apresentadas. Na sequencia, realizamos entrevistas semi-estruturadas com dezesseis professores, oito dos quais atuantes no nível superior e pesquisadores na área de Ensino de Ciências (seis desses foram também consultores do MEC na elaboração dos documentos oficiais supracitados). Além desses, entrevistamos sete professores atuantes no Ensino Médio, três dos quais mestrandos em Ensino de Química. Das entrevistas foram selecionadas "unidades de análise" e mapas cognitivos foram construídos. A partir das análises da literatura, dos documentos oficiais e dos mapas cognitivos, foi possível categorizar duas concepções de interdisciplinaridade que fiderem epistemologicamente e metodologicamente: i) a partir do professor, ii) entre professores. A concepção a partir do professor encontra eco nas proposições de Piaget, Jantasch, Bianchetti, Bertalanffy e nos documentos PCNEM e PCN+. Dos professores entrevistados, somente três estão de acordo com essa viosão. Por outro lado, a defesa de uma proposta de interdisciplinaridade entre professores é defendida por Gusdorf, Japiassu, Santomé, Fazenda, Machado, Zabala e pelos documentos OCEM de 2004 e 2006. Essa também é a concepção da maioria dos professores entrevistados (treze de dezesseis). Os dados apontam que a interdisciplinaridade convive com concepções diversas, revelando uma polissemia. Para os professores do Ensino Médio em exercício, entretanto, parece prevalecer a concepção de interdisciplinaridade entre professores. A proposta interdisciplinar num grupo de professores pode estar revelando, mais do que uma concepção epistemológica, uma necessidade de orientação sobre como efetuá-la na prática.
Palavras Chave
interdisciplinaridade, mapas cognitivos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Professor