O Encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - O Professor na Contrução do Conceito de tempo.

Título
O Encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - O Professor na Contrução do Conceito de tempo.
Ensino e História de Ciências da Terra
Autor
André Betti
Orientação
Maria Candida Varone de Morais Capecchi
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociencias
Ano
2007
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho relata um estudo de caso envolvendo uma abordagem interdisciplinar de temas geocientíficos em uma disciplina regular de História do III Ciclo - 5º nível do ensino fundamental de uma escola pública. Nele, o professor, atuando também como pesquisador, procurou observar e interpretar, por meio de transcrições de aulas-debates, textos e desenhos produzidos pelos alunos, a construção do conceito de tempo - um conceito-chave e extremamente importante na aproximação entre a disciplina de História e a Geologia. Sendo assim, para este estudo, utilizou-se uma unidade programática daquele nível de ensino, aquela voltada para o conceito de tempo, de modo a enfocar tanto a sua dimensão social e humana, normalmente adotada nesta disciplina, quanto a sua dimensão no tempo geológico. No trabalho com o tempo geológico, a observação e o estudo do entorno da escola, mais especificamente, a Serra dos Cocais (Valinhos, SP, Brasil) foram fundamentais. Duas questões principais nortearam esta pesquisa: Como utilizar a especificidade de paisagens do entorno da escola para a construção de um conceito de tempo estendido até sua dimensão geológica E, que possibilidades pedagógicas envolvem a abordagem de conceitos típicos das Ciências da Terra para o professor de História do ensino fundamental Em meio à pesquisa destas possibilidades, optamos por privilegiar a ênfase na elaboração conceitual dos alunos, por meio da mediação do professor/pesquisador no desenvolvimento das atividades, bem como, por evidenciar o relevante papel do entorno, ou seja, do ambiente local, no processo do conhecimento cognitivo das crianças. Assim, entende-se que, ao integrar o conhecimento geológico no estudo da História, propicia-se a compreensão de que o tempo das culturas humanas está contido num tempo ambiental muito mais amplo que não pode ser ignorado pelas ciências sociais.
Palavras Chave
história, interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método