O Encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - O Professor na Contrução do Conceito de tempo.
Título
O Encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - O Professor na Contrução do Conceito de tempo.
O Encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - O Professor na Contrução do Conceito de tempo.
Ensino e História de Ciências da Terra
Autor
André Betti
André Betti
Orientação
Maria Candida Varone de Morais Capecchi
Maria Candida Varone de Morais Capecchi
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociencias
Instituto de Geociencias
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho relata um estudo de caso envolvendo uma abordagem interdisciplinar de temas geocientíficos em uma disciplina regular de História do III Ciclo - 5º nível do ensino fundamental de uma escola pública. Nele, o professor, atuando também como pesquisador, procurou observar e interpretar, por meio de transcrições de aulas-debates, textos e desenhos produzidos pelos alunos, a construção do conceito de tempo - um conceito-chave e extremamente importante na aproximação entre a disciplina de História e a Geologia. Sendo assim, para este estudo, utilizou-se uma unidade programática daquele nível de ensino, aquela voltada para o conceito de tempo, de modo a enfocar tanto a sua dimensão social e humana, normalmente adotada nesta disciplina, quanto a sua dimensão no tempo geológico. No trabalho com o tempo geológico, a observação e o estudo do entorno da escola, mais especificamente, a Serra dos Cocais (Valinhos, SP, Brasil) foram fundamentais. Duas questões principais nortearam esta pesquisa: Como utilizar a especificidade de paisagens do entorno da escola para a construção de um conceito de tempo estendido até sua dimensão geológica E, que possibilidades pedagógicas envolvem a abordagem de conceitos típicos das Ciências da Terra para o professor de História do ensino fundamental Em meio à pesquisa destas possibilidades, optamos por privilegiar a ênfase na elaboração conceitual dos alunos, por meio da mediação do professor/pesquisador no desenvolvimento das atividades, bem como, por evidenciar o relevante papel do entorno, ou seja, do ambiente local, no processo do conhecimento cognitivo das crianças. Assim, entende-se que, ao integrar o conhecimento geológico no estudo da História, propicia-se a compreensão de que o tempo das culturas humanas está contido num tempo ambiental muito mais amplo que não pode ser ignorado pelas ciências sociais.
O trabalho relata um estudo de caso envolvendo uma abordagem interdisciplinar de temas geocientíficos em uma disciplina regular de História do III Ciclo - 5º nível do ensino fundamental de uma escola pública. Nele, o professor, atuando também como pesquisador, procurou observar e interpretar, por meio de transcrições de aulas-debates, textos e desenhos produzidos pelos alunos, a construção do conceito de tempo - um conceito-chave e extremamente importante na aproximação entre a disciplina de História e a Geologia. Sendo assim, para este estudo, utilizou-se uma unidade programática daquele nível de ensino, aquela voltada para o conceito de tempo, de modo a enfocar tanto a sua dimensão social e humana, normalmente adotada nesta disciplina, quanto a sua dimensão no tempo geológico. No trabalho com o tempo geológico, a observação e o estudo do entorno da escola, mais especificamente, a Serra dos Cocais (Valinhos, SP, Brasil) foram fundamentais. Duas questões principais nortearam esta pesquisa: Como utilizar a especificidade de paisagens do entorno da escola para a construção de um conceito de tempo estendido até sua dimensão geológica E, que possibilidades pedagógicas envolvem a abordagem de conceitos típicos das Ciências da Terra para o professor de História do ensino fundamental Em meio à pesquisa destas possibilidades, optamos por privilegiar a ênfase na elaboração conceitual dos alunos, por meio da mediação do professor/pesquisador no desenvolvimento das atividades, bem como, por evidenciar o relevante papel do entorno, ou seja, do ambiente local, no processo do conhecimento cognitivo das crianças. Assim, entende-se que, ao integrar o conhecimento geológico no estudo da História, propicia-se a compreensão de que o tempo das culturas humanas está contido num tempo ambiental muito mais amplo que não pode ser ignorado pelas ciências sociais.
Palavras Chave
história, interdisciplinaridade.
história, interdisciplinaridade.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método
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