Temáticas Ambientais nos Livros Didáticos.
Título
Temáticas Ambientais nos Livros Didáticos.
Temáticas Ambientais nos Livros Didáticos.
Autor
Olga Sueli Bezerra
Olga Sueli Bezerra
Orientação
Aliana Fernandes
Aliana Fernandes
Instituição
UFPB
UFPB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Ano
2003
2003
Cidade / UF
João Pessoa/PB
João Pessoa/PB
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A relação do ser humano com a natureza tem se modificado com o tempo. Sua etapa atual, caracterizada por alto nível de tecnologia, por uma busca veemente pelo desenvolvimento e o uso desmedido dos recursos naturais, não levando em consideração seus ritmos de recuperação, tem sido objeto de avaliações e reavaliações, no sentido de não destruir a natureza e de possibilitar a existência de futuras gerações, seja de animais ou de vegetais. A Educação Ambiental (EA), em seus princípios e características, é um suporte para uma nova relação ser humano/natureza. Seu princípio de continuidade e permanência indica que seja dada atenção às questões ambientais, tanto no ensino não-formal quanto no formal. O governo brasileiro instituiu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), servindo de base para uma reforma no ensino e, para tanto, estabeleceu temas transversais como subsídio para o trabalho inter e transdisciplinar das questões ambientais. O livro didático, um dos recursos usados no ensino formal, também deve ter como princípio norteador a educação ambiental. Nosso trabalho consiste numa análise documental para saber como são tratadas as temáticas ambientais, nos livros didáticos do ensino fundamental utilizados na rede pública municipal de João Pessoa/PB (triênio 2000-2002). Foram analisados 43 livros, tendo como descritores noções centrais de meio ambiente, contidas nos PCN, a interdisciplinaridade e princípios da educação ambiental. O fato de esses livros serem elaborados no eixo centro-sul, inicialmente, inviabiliza o princípio de se levar em consideração as questões ambientais locais. Os aspectos bióticos, abióticos e culturais estão presentes, mas há insuficiência na interdependência entre eles. O princípio da continuidade/permanência deveria ser mais contemplado, envolvendo outros ambientes/situações, além da sala de aula. O enfoque interdisciplinar é estabelecido parcialmente, contemplando duas ou três disciplinas, pela própria forma como são apresentados os livros separados por disciplinas, em temas isolados. Nem todos os livros dão atenção a perspectiva histórica. Práticas de cooperação local, nacional e internacional na solução de problemas ambientais estão ausentes; apenas soluções locais são tratadas, mesmo assim, de problemas apresentados nos livros, de outras realidades; as causas e os responsáveis por problemas ambientais deveriam ser apresentados mais claramente. A sociedade sustentável deveria ser intensamente focalizada, uma vez que estamos em reavaliação da relação ser humano/natureza.
A relação do ser humano com a natureza tem se modificado com o tempo. Sua etapa atual, caracterizada por alto nível de tecnologia, por uma busca veemente pelo desenvolvimento e o uso desmedido dos recursos naturais, não levando em consideração seus ritmos de recuperação, tem sido objeto de avaliações e reavaliações, no sentido de não destruir a natureza e de possibilitar a existência de futuras gerações, seja de animais ou de vegetais. A Educação Ambiental (EA), em seus princípios e características, é um suporte para uma nova relação ser humano/natureza. Seu princípio de continuidade e permanência indica que seja dada atenção às questões ambientais, tanto no ensino não-formal quanto no formal. O governo brasileiro instituiu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), servindo de base para uma reforma no ensino e, para tanto, estabeleceu temas transversais como subsídio para o trabalho inter e transdisciplinar das questões ambientais. O livro didático, um dos recursos usados no ensino formal, também deve ter como princípio norteador a educação ambiental. Nosso trabalho consiste numa análise documental para saber como são tratadas as temáticas ambientais, nos livros didáticos do ensino fundamental utilizados na rede pública municipal de João Pessoa/PB (triênio 2000-2002). Foram analisados 43 livros, tendo como descritores noções centrais de meio ambiente, contidas nos PCN, a interdisciplinaridade e princípios da educação ambiental. O fato de esses livros serem elaborados no eixo centro-sul, inicialmente, inviabiliza o princípio de se levar em consideração as questões ambientais locais. Os aspectos bióticos, abióticos e culturais estão presentes, mas há insuficiência na interdependência entre eles. O princípio da continuidade/permanência deveria ser mais contemplado, envolvendo outros ambientes/situações, além da sala de aula. O enfoque interdisciplinar é estabelecido parcialmente, contemplando duas ou três disciplinas, pela própria forma como são apresentados os livros separados por disciplinas, em temas isolados. Nem todos os livros dão atenção a perspectiva histórica. Práticas de cooperação local, nacional e internacional na solução de problemas ambientais estão ausentes; apenas soluções locais são tratadas, mesmo assim, de problemas apresentados nos livros, de outras realidades; as causas e os responsáveis por problemas ambientais deveriam ser apresentados mais claramente. A sociedade sustentável deveria ser intensamente focalizada, uma vez que estamos em reavaliação da relação ser humano/natureza.
Palavras Chave
análise de livro didático, educação ambiental.
análise de livro didático, educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos
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