A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas.
Título
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas.
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas.
Autor
Vidica Bianchi
Vidica Bianchi
Orientação
Maria Cristina Pansera de Araújo
Maria Cristina Pansera de Araújo
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho trata da temática “interações ecológicas”, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Foram feitas entrevistas com alunos concluintes do ensino fundamental de várias escolas e do ensino médio de duas escolas (sendo uma delas profissionalizante - técnico em agropecuária). Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) alunos concluintes do fundamental que expressam um estágio da formação de conceitos por complexo; b) alunos do ensino médio não profissionalizante, que têm o entendimento teórico-científico, mas não operam com os conceitos; c) alunos do curso técnico, que entenderam e operacionalizam os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente a partir do tema em estudo, pois se observou que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto se efetivou pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.
O presente trabalho trata da temática “interações ecológicas”, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Foram feitas entrevistas com alunos concluintes do ensino fundamental de várias escolas e do ensino médio de duas escolas (sendo uma delas profissionalizante - técnico em agropecuária). Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) alunos concluintes do fundamental que expressam um estágio da formação de conceitos por complexo; b) alunos do ensino médio não profissionalizante, que têm o entendimento teórico-científico, mas não operam com os conceitos; c) alunos do curso técnico, que entenderam e operacionalizam os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente a partir do tema em estudo, pois se observou que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto se efetivou pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.
Palavras Chave
interações ecológicas, ecossistema.
interações ecológicas, ecossistema.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Aluno