Processo de reconstrução curricular em uma escola de ensino médio numa perspectiva interdisciplinar
Título
Processo de reconstrução curricular em uma escola de ensino médio numa perspectiva interdisciplinar
Processo de reconstrução curricular em uma escola de ensino médio numa perspectiva interdisciplinar
Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências
Autor
Silvia Cristina Binsfeld
Silvia Cristina Binsfeld
Orientação
Lenir Basso Zanon
Lenir Basso Zanon
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Ijui/RS
Ijui/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho analisa um processo de desenvolvimento curricular na modalidade de Situação de Estudo, na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, no âmbito de uma escola estadual de ensino médio, tendo como base uma parceria entre universidade e escola. A hipótese básica da pesquisa é de que espaços de interação como o acompanhado, potencializam a articulação entre professores em formação, na área, na perspectiva da promoção de um ensino com característica contextual, conceitual e interdisciplinar. A ação acompanhada pela pesquisa envolveu interações de sujeitos diversificados: cinco professores da escola dos componentes curriculares de Química, Física, Biologia e Matemática, uma professora coordenadora da equipe escolar, duas mestrandas, três estudantes da Licenciatura e uma professora da universidade. O coletivo participou de encontros semanais de planejamento e acompanhamento da implementação da Situação de Estudo "“Aquecimento Global do Planeta”" em salas de aula, em 2006 junto a três e em 2007 junto a onze turmas da primeira série do ensino médio. Os resultados foram produzidos a partir de gravações dos encontros de planejamento, bem como de anotações em diário de campo. A análise do processo de reconstrução curricular focaliza a multiplicidade de interlocuções que marcava o contexto coletivo, englobando conhecimentos e ações disciplinares e interdisciplinares. Diálogos em torno de limitações e incertezas, no âmbito em estudo, denotam aspectos de mudança do modelo tradicional de ensino, apontando para aprendizados mais significativos e socialmente relevantes. A participação de uma diversidade de materiais de divulgação científica mostrou-se proeminente no processo de reconstrução curricular em desenvolvimento no âmbito escolar, que já pode ser caracterizado com certo caráter interdisciplinar, com propensão de avanços nos próximos anos.
O presente trabalho analisa um processo de desenvolvimento curricular na modalidade de Situação de Estudo, na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, no âmbito de uma escola estadual de ensino médio, tendo como base uma parceria entre universidade e escola. A hipótese básica da pesquisa é de que espaços de interação como o acompanhado, potencializam a articulação entre professores em formação, na área, na perspectiva da promoção de um ensino com característica contextual, conceitual e interdisciplinar. A ação acompanhada pela pesquisa envolveu interações de sujeitos diversificados: cinco professores da escola dos componentes curriculares de Química, Física, Biologia e Matemática, uma professora coordenadora da equipe escolar, duas mestrandas, três estudantes da Licenciatura e uma professora da universidade. O coletivo participou de encontros semanais de planejamento e acompanhamento da implementação da Situação de Estudo "“Aquecimento Global do Planeta”" em salas de aula, em 2006 junto a três e em 2007 junto a onze turmas da primeira série do ensino médio. Os resultados foram produzidos a partir de gravações dos encontros de planejamento, bem como de anotações em diário de campo. A análise do processo de reconstrução curricular focaliza a multiplicidade de interlocuções que marcava o contexto coletivo, englobando conhecimentos e ações disciplinares e interdisciplinares. Diálogos em torno de limitações e incertezas, no âmbito em estudo, denotam aspectos de mudança do modelo tradicional de ensino, apontando para aprendizados mais significativos e socialmente relevantes. A participação de uma diversidade de materiais de divulgação científica mostrou-se proeminente no processo de reconstrução curricular em desenvolvimento no âmbito escolar, que já pode ser caracterizado com certo caráter interdisciplinar, com propensão de avanços nos próximos anos.
Palavras Chave
Situação de Estudo; Interdisciplinaridade; Aquecimento Global
Situação de Estudo; Interdisciplinaridade; Aquecimento Global
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas