O tênue limite: um projeto interdisciplinar entre Biologia e Química no ensino médio em Educação Ambiental.
Título
O tênue limite: um projeto interdisciplinar entre Biologia e Química no ensino médio em Educação Ambiental.
O tênue limite: um projeto interdisciplinar entre Biologia e Química no ensino médio em Educação Ambiental.
Autor
Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt
Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt
Orientação
Carmem Lúcia Costa Amaral
Carmem Lúcia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A partir da apresentação dos ditames legais que norteiam o funcionamento das escolas de ensino médio, do ponto de vista institucional e pedagógico, este trabalho pretende-se socializar uma experiência de ensino para o meio ambiente indicando a pedagogia de projetos como metodologia, buscando relacionar temas ambientais de forma interdisciplinar envolvendo conhecimentos de Biologia e Química. Para fundamentar teoricamente os aspectos pedagógicos que permeiam as discussões curriculares, são discutidos os aspectos relativos à interdisciplinaridade e escolha do foco em Educação Ambiental para a aproximação entre os conhecimentos de Biologia e Química num contexto de construção ordenada dos conhecimentos curriculares, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola. A pedagogia de projetos é a estratégia de ensino que se propõe a resolver os problemas do cotidiano dos alunos através do reconhecimento do ambiente em que vivem. Foi adotada a metodologia qualitativa de caráter sistêmico, pois esta pesquisa analisa inicialmente o campo interdisciplinar estabelecido no Plano de Curso da escola e em seguida busca a comprovação da acumulação dos conhecimentos no último ano do ensino médio. A perspectiva é tecida a partir das aulas de Biologia, através de trabalhos de pesquisa extraclasse dos alunos, e busca o reconhecimento dos conhecimentos de Química complementares e significativos aos assuntos estudados em Biologia. A discussão é ampla e defende a autonomia das escolas na elaboração de sua proposta pedagógica, reconhecendo suas condições particulares, e que oportunizam múltiplos projetos de trabalho. Estes, por sua vez, garantem aos alunos conhecimentos, habilidades e competências que favoreçam seu bom desempenho em estudos posteriores ou oportunidades no mercado de trabalho.
A partir da apresentação dos ditames legais que norteiam o funcionamento das escolas de ensino médio, do ponto de vista institucional e pedagógico, este trabalho pretende-se socializar uma experiência de ensino para o meio ambiente indicando a pedagogia de projetos como metodologia, buscando relacionar temas ambientais de forma interdisciplinar envolvendo conhecimentos de Biologia e Química. Para fundamentar teoricamente os aspectos pedagógicos que permeiam as discussões curriculares, são discutidos os aspectos relativos à interdisciplinaridade e escolha do foco em Educação Ambiental para a aproximação entre os conhecimentos de Biologia e Química num contexto de construção ordenada dos conhecimentos curriculares, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola. A pedagogia de projetos é a estratégia de ensino que se propõe a resolver os problemas do cotidiano dos alunos através do reconhecimento do ambiente em que vivem. Foi adotada a metodologia qualitativa de caráter sistêmico, pois esta pesquisa analisa inicialmente o campo interdisciplinar estabelecido no Plano de Curso da escola e em seguida busca a comprovação da acumulação dos conhecimentos no último ano do ensino médio. A perspectiva é tecida a partir das aulas de Biologia, através de trabalhos de pesquisa extraclasse dos alunos, e busca o reconhecimento dos conhecimentos de Química complementares e significativos aos assuntos estudados em Biologia. A discussão é ampla e defende a autonomia das escolas na elaboração de sua proposta pedagógica, reconhecendo suas condições particulares, e que oportunizam múltiplos projetos de trabalho. Estes, por sua vez, garantem aos alunos conhecimentos, habilidades e competências que favoreçam seu bom desempenho em estudos posteriores ou oportunidades no mercado de trabalho.
Palavras Chave
Meio Ambiente; Pedagogia de Projetos, interdisciplinaridade
Meio Ambiente; Pedagogia de Projetos, interdisciplinaridade
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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