O tênue limite: um projeto interdisciplinar entre Biologia e Química no ensino médio em Educação Ambiental.

Título
O tênue limite: um projeto interdisciplinar entre Biologia e Química no ensino médio em Educação Ambiental.
Autor
Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt
Orientação
Carmem Lúcia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A partir da apresentação dos ditames legais que norteiam o funcionamento das escolas de ensino médio, do ponto de vista institucional e pedagógico, este trabalho pretende-se socializar uma experiência de ensino para o meio ambiente indicando a pedagogia de projetos como metodologia, buscando relacionar temas ambientais de forma interdisciplinar envolvendo conhecimentos de Biologia e Química. Para fundamentar teoricamente os aspectos pedagógicos que permeiam as discussões curriculares, são discutidos os aspectos relativos à interdisciplinaridade e escolha do foco em Educação Ambiental para a aproximação entre os conhecimentos de Biologia e Química num contexto de construção ordenada dos conhecimentos curriculares, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola. A pedagogia de projetos é a estratégia de ensino que se propõe a resolver os problemas do cotidiano dos alunos através do reconhecimento do ambiente em que vivem. Foi adotada a metodologia qualitativa de caráter sistêmico, pois esta pesquisa analisa inicialmente o campo interdisciplinar estabelecido no Plano de Curso da escola e em seguida busca a comprovação da acumulação dos conhecimentos no último ano do ensino médio. A perspectiva é tecida a partir das aulas de Biologia, através de trabalhos de pesquisa extraclasse dos alunos, e busca o reconhecimento dos conhecimentos de Química complementares e significativos aos assuntos estudados em Biologia. A discussão é ampla e defende a autonomia das escolas na elaboração de sua proposta pedagógica, reconhecendo suas condições particulares, e que oportunizam múltiplos projetos de trabalho. Estes, por sua vez, garantem aos alunos conhecimentos, habilidades e competências que favoreçam seu bom desempenho em estudos posteriores ou oportunidades no mercado de trabalho.
Palavras Chave
Meio Ambiente; Pedagogia de Projetos, interdisciplinaridade

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método