Olhos e boca sobre o "lobo mau": a construção da identidade de um educador profissional mediada pela prática reflexiva da avaliação da aprendizagem.
Título
Olhos e boca sobre o "lobo mau": a construção da identidade de um educador profissional mediada pela prática reflexiva da avaliação da aprendizagem.
Olhos e boca sobre o "lobo mau": a construção da identidade de um educador profissional mediada pela prática reflexiva da avaliação da aprendizagem.
Autor
Eugenio Pacelli Leal Bittencourt
Eugenio Pacelli Leal Bittencourt
Orientação
Ana Maria Iório Dias
Ana Maria Iório Dias
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação tem como foco de interesse a avaliação da aprendizagem no ensino básico. A literatura progressista, nacional e mundial, é farta em críticas ao processo avaliativo; é pródiga em afirmar que é preciso ultrapassar o seu modelo autoritário e, para isso, chega a sugerir algumas opções, delinear princípios norteadores etc. No entanto, comparativamente, são poucas as obras que tratam de experiências cujo o fito é modalizar a alternativa ao modelo convencional. O presente ensaio se inscreve neste quase vácuo; da literatura crítica parte para a ação: trata da aplicação do conceito de avaliação de Cipriano Luckesi, educador e filósofo, no ensino de Ciências da 8ª série, no âmbito da escola de ensino básico da Universidade Federal do Pará, no ano letivo de 1997; trata de uma intervenção modalizada de ensino-avaliação alternativa à avaliação reduzida, isto é, à avaliação que se ocupa, sobretudo, com a verificação, com fins de aferição, da aprendizagem. Porque fazer somente a descrição e a interpretação da intervenção seria por demais árido e linear, portanto, com grandes chances de não serem atingidos os objetivos deste ensaio, na composição do texto, foi adotado o paradigma do professor reflexivo para dar volume e humanidade a este trabalho que almeja ser científico que não pode ser reflexivo se ignorar a própria história do autor e calar as vozes dos alunos seus. Assim, ele conta a sua trajetória como estudante e profissional da educação, desde 1966 até 1997, do ensino marcadamente tradicional e domesticamente para o crítico-ativo, pela prática da ação reflexiva; outro protagonista do reinvento da prática da avaliação colocada em movimento naquele ano; intercepta a própria experiência tanto pelo conteúdo das mensagens dos sujeitos da dupla pesquisa como pelos resultados que foram alcançados, tendo como pano de fundo os conceitos de avaliação - e sua função diagnóstica - e reflexão da e sobre ação docente pré-ocupada com a aprendizagem e o desenvolvimento do educando.
Esta dissertação tem como foco de interesse a avaliação da aprendizagem no ensino básico. A literatura progressista, nacional e mundial, é farta em críticas ao processo avaliativo; é pródiga em afirmar que é preciso ultrapassar o seu modelo autoritário e, para isso, chega a sugerir algumas opções, delinear princípios norteadores etc. No entanto, comparativamente, são poucas as obras que tratam de experiências cujo o fito é modalizar a alternativa ao modelo convencional. O presente ensaio se inscreve neste quase vácuo; da literatura crítica parte para a ação: trata da aplicação do conceito de avaliação de Cipriano Luckesi, educador e filósofo, no ensino de Ciências da 8ª série, no âmbito da escola de ensino básico da Universidade Federal do Pará, no ano letivo de 1997; trata de uma intervenção modalizada de ensino-avaliação alternativa à avaliação reduzida, isto é, à avaliação que se ocupa, sobretudo, com a verificação, com fins de aferição, da aprendizagem. Porque fazer somente a descrição e a interpretação da intervenção seria por demais árido e linear, portanto, com grandes chances de não serem atingidos os objetivos deste ensaio, na composição do texto, foi adotado o paradigma do professor reflexivo para dar volume e humanidade a este trabalho que almeja ser científico que não pode ser reflexivo se ignorar a própria história do autor e calar as vozes dos alunos seus. Assim, ele conta a sua trajetória como estudante e profissional da educação, desde 1966 até 1997, do ensino marcadamente tradicional e domesticamente para o crítico-ativo, pela prática da ação reflexiva; outro protagonista do reinvento da prática da avaliação colocada em movimento naquele ano; intercepta a própria experiência tanto pelo conteúdo das mensagens dos sujeitos da dupla pesquisa como pelos resultados que foram alcançados, tendo como pano de fundo os conceitos de avaliação - e sua função diagnóstica - e reflexão da e sobre ação docente pré-ocupada com a aprendizagem e o desenvolvimento do educando.
Palavras Chave
avaliação, avaliação escolar, professor reflexivo.
avaliação, avaliação escolar, professor reflexivo.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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