A matemática na formação do químico contemporâneo.
Título
A matemática na formação do químico contemporâneo.
A matemática na formação do químico contemporâneo.
Autor
Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli
Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli
Orientação
Marcelo de Carvalho Borba
Marcelo de Carvalho Borba
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa investiguei aspectos relativos a Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do país e de alguns profissionais químicos. Decidi por uma abordagem qualitativa para realizar a coleta de dados, através de entrevistas e questionários. Discuti questões relacionadas a "Por que Ensinar Matemática", "O que Ensinar de Matemática", "Como Ensinar Matemática" e "Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos". Como um dos objetivos deste estudo é adquirir subsídios para uma possível reestruturação curricular das disciplinas da Matemática nos cursos de Química em nível superior, procurei também discutir um pouco o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química no Brasil, atentando para o fato de que não se tem levado em consideração pesquisas, como a proposta nesse estudo, na alteração da estrutura e organização dos currículos dos cursos de graduação. Além destas questões, procurei analisar a influência da informática em todo esse processo. No final, apresentei algumas sugestões no sentido de, pelo menos, minimizar os problemas relacionados com o ensino de Matemática para não matemáticos, em particular para a formação do profissional químico contemporâneo.
Nesta pesquisa investiguei aspectos relativos a Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do país e de alguns profissionais químicos. Decidi por uma abordagem qualitativa para realizar a coleta de dados, através de entrevistas e questionários. Discuti questões relacionadas a "Por que Ensinar Matemática", "O que Ensinar de Matemática", "Como Ensinar Matemática" e "Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos". Como um dos objetivos deste estudo é adquirir subsídios para uma possível reestruturação curricular das disciplinas da Matemática nos cursos de Química em nível superior, procurei também discutir um pouco o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química no Brasil, atentando para o fato de que não se tem levado em consideração pesquisas, como a proposta nesse estudo, na alteração da estrutura e organização dos currículos dos cursos de graduação. Além destas questões, procurei analisar a influência da informática em todo esse processo. No final, apresentei algumas sugestões no sentido de, pelo menos, minimizar os problemas relacionados com o ensino de Matemática para não matemáticos, em particular para a formação do profissional químico contemporâneo.
Palavras Chave
educação matemática, estrutura curricular, matemática em serviço na química.
educação matemática, estrutura curricular, matemática em serviço na química.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas