A matemática na formação do químico contemporâneo.

Título
A matemática na formação do químico contemporâneo.
Autor
Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli
Orientação
Marcelo de Carvalho Borba
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Ano
2003
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa investiguei aspectos relativos a Matemática, como disciplina em serviço, na formação dos químicos contemporâneos, segundo o ponto de vista dos químicos docentes de várias Instituições de Ensino de Química do país e de alguns profissionais químicos. Decidi por uma abordagem qualitativa para realizar a coleta de dados, através de entrevistas e questionários. Discuti questões relacionadas a "Por que Ensinar Matemática", "O que Ensinar de Matemática", "Como Ensinar Matemática" e "Quem Deve Ensinar Matemática para os químicos". Como um dos objetivos deste estudo é adquirir subsídios para uma possível reestruturação curricular das disciplinas da Matemática nos cursos de Química em nível superior, procurei também discutir um pouco o problema das reformas curriculares e da organização curricular dos cursos de Química no Brasil, atentando para o fato de que não se tem levado em consideração pesquisas, como a proposta nesse estudo, na alteração da estrutura e organização dos currículos dos cursos de graduação. Além destas questões, procurei analisar a influência da informática em todo esse processo. No final, apresentei algumas sugestões no sentido de, pelo menos, minimizar os problemas relacionados com o ensino de Matemática para não matemáticos, em particular para a formação do profissional químico contemporâneo.
Palavras Chave
educação matemática, estrutura curricular, matemática em serviço na química.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas