A História da Ciência nos livros didáticos: uma inserção descontextualizada.

Título
A História da Ciência nos livros didáticos: uma inserção descontextualizada.
Autor
Ricardo Brugnolle Blini
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ensino de Ciências Exatas
Ano
2010
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Abordamos neste trabalho a inserção de elementos de História da Ciência nos livros didáticos de Física do Ensino Médio no Conteúdo de Quantidade de movimento por acreditar que o livro didático tem papel fundamental no ensino de ciências. Acreditamos também que o uso da história da ciência no ensino de Física pode ser uma estratégia de ensino capaz de permitir ao professor ressaltar que a ciência está em constante evolução e que foi construída ao longo do tempo de forma nem sempre linear. Em nossa análise encontramos uma realidade preocupante, onde a História da Ciência, quando presente, é apresentada por meio de elementos distorcidos, superficiais, descontextualizados, com personagens e episódios numa construção linear que reforça as concepções do senso comum, fazendo com que a história da ciência tenha papel oposto ao que deveria. A fim de contribuir para a melhoria dessa realidade dos materiais didáticos de física do ensino médio discutimos o conteúdo e propomos uma contextualização possível para o tema abordado.
Palavras Chave
História da Ciência, livros didáticos, ensino de Física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, História da Ciência