Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas.
Título
Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas.
Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas.
Autor
Rogério Boaretto
Rogério Boaretto
Orientação
Cesar Augusto Amaral Nunes
Cesar Augusto Amaral Nunes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2004
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi analisar a aprendizagem de alunos que participaram do projeto Laboratório Didático Virtual (Lab Virt), em que a utilização de computadores integra-se num conjunto de atividades de ensino. Segundo a proposta do Lab Virt, a peça central no projeto é o papel que os estudantes exercem como roteiristas de simulações e animações. A roteirizazção de uma simulação ou animação é chamado encomenda de simulação. Após a consecução do roteiro, este é enviado para alunos universitários estagiários do Lab Virt que, utilizando softwares específicos, produzem simulações a partir de encomendas. Analisamos sete endomendas de simulação, versando sobre a Física, de alunos do Ensino Médio de escolas publicas de São Paulo sob a perspectiva de um instrumento de avaliação. Este instrumento foi desenvolvido no contexto do projeto Teaching for Understanding, da Harvard Graduate School of Education. Achamos ser possível vislumbrar, pelo menos em princípio, a validade da utilização do instrumento de avaliação em um contexto diferente daquele em que foi formulado. No entanto, não descartamos uma possível necessidade de adaptação do instrumento ao contexto em que for utilizado. Em algumas encomendas, parece que as concepções alternativas dos estudantes ainda não foram superadas, enquanto que em outras não há indícios de possíveis concepções alternativas; alguns grupos de alunos parecem ter estabelecido relações mais gerais entre os conceitos estudados, generalizando para outras situações além daquela estudada; algumas encomendas parecem refletir uma habilidade, dos estudantes, em expressar suas idéias de maneira clara e adaptada a diferentes contextos ou públicos. A atividade de encomenda pareceu-nos ter um caráter de afloramento de concepções alternativas, isto é, permitiu que algumas concepções alternativas fossem explicitadas, naturalmente, durante tal atividade. Parece haver uma relação direta entre a clareza e exatidão da encomenda, sob a perspectiva da Física proposta para o Ensino Médio, e as generalizações conceituais estabelecidas. Parece haver uma relação direta entre a utilização coesa de sistemas simbólicos na encomenda, domínio da atividade de encomenda e consideração de audiência e contexto com o domínio de conceitos e/ou teorias e generalizações.
Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi analisar a aprendizagem de alunos que participaram do projeto Laboratório Didático Virtual (Lab Virt), em que a utilização de computadores integra-se num conjunto de atividades de ensino. Segundo a proposta do Lab Virt, a peça central no projeto é o papel que os estudantes exercem como roteiristas de simulações e animações. A roteirizazção de uma simulação ou animação é chamado encomenda de simulação. Após a consecução do roteiro, este é enviado para alunos universitários estagiários do Lab Virt que, utilizando softwares específicos, produzem simulações a partir de encomendas. Analisamos sete endomendas de simulação, versando sobre a Física, de alunos do Ensino Médio de escolas publicas de São Paulo sob a perspectiva de um instrumento de avaliação. Este instrumento foi desenvolvido no contexto do projeto Teaching for Understanding, da Harvard Graduate School of Education. Achamos ser possível vislumbrar, pelo menos em princípio, a validade da utilização do instrumento de avaliação em um contexto diferente daquele em que foi formulado. No entanto, não descartamos uma possível necessidade de adaptação do instrumento ao contexto em que for utilizado. Em algumas encomendas, parece que as concepções alternativas dos estudantes ainda não foram superadas, enquanto que em outras não há indícios de possíveis concepções alternativas; alguns grupos de alunos parecem ter estabelecido relações mais gerais entre os conceitos estudados, generalizando para outras situações além daquela estudada; algumas encomendas parecem refletir uma habilidade, dos estudantes, em expressar suas idéias de maneira clara e adaptada a diferentes contextos ou públicos. A atividade de encomenda pareceu-nos ter um caráter de afloramento de concepções alternativas, isto é, permitiu que algumas concepções alternativas fossem explicitadas, naturalmente, durante tal atividade. Parece haver uma relação direta entre a clareza e exatidão da encomenda, sob a perspectiva da Física proposta para o Ensino Médio, e as generalizações conceituais estabelecidas. Parece haver uma relação direta entre a utilização coesa de sistemas simbólicos na encomenda, domínio da atividade de encomenda e consideração de audiência e contexto com o domínio de conceitos e/ou teorias e generalizações.
Palavras Chave
tecnologia, aprendizagem, simulacao, avaliacao, computador.
tecnologia, aprendizagem, simulacao, avaliacao, computador.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos