Ambientes Virtuais Interativos para o Ensino de Fisica.

Título
Ambientes Virtuais Interativos para o Ensino de Fisica.
Autor
Veronica Aparecida Pereira Boechat
Orientação
Marcelo de Oliveira Souza
Instituição
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nas últimas décadas a evolução dos computadores tem provocado mudanças significativas na postura de profissionais de diversas áreas. No ensino torna-se crescente o uso da informática como auxílio ao aprendizado, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino à distância. As inovações inseridas pela utilização dos computadores servem de estímulos aos estudantes, atuando como uma ferramenta para auxiliar a construção do conhecimento. Em softwares educacionais a aprendizagem é compreendida como um processo em desenvolvimento, não existem seqüências pré—estabelecidas ou métodos de avaliação baseados em respostas estruturadas. Nesse ponto de vista o estudante está livre para desenvolver suas potencialidades. Neste trabalho, juntamente com outros trabalhos aplicados nessa área, foi desenvolvido o Ambiente Virtual Interativo para o Ensino de Física. Nesse ambiente foram disponibilizados programas de multimídia relativos à Dinâmica, Eletromagnetismo, Estática e Óptica. Os objetivos do trabalho referem- se à análise e verificação das vantagens relativas à aprendizagem dos conteúdos de física através dos modelos desenvolvidos, em comparação ao Ensino Tradicional. A pesquisa foi realizada em escolas da cidade de Campos dos Goytacazes contando com a participação de 250 estudantes do Ensino Médio. Na construção do Ambiente Virtual Interativo foram utilizados os softwares 3DStudioMax, Director e o Flash. Dos estudantes entrevistados 99,2% consideram que as simulações computacionais contribuem para auxiliar o aprendizado em Física.
Palavras Chave
ambiente interativo, ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos