Ambientes Virtuais Interativos para o Ensino de Fisica.
Título
Ambientes Virtuais Interativos para o Ensino de Fisica.
Ambientes Virtuais Interativos para o Ensino de Fisica.
Autor
Veronica Aparecida Pereira Boechat
Veronica Aparecida Pereira Boechat
Orientação
Marcelo de Oliveira Souza
Marcelo de Oliveira Souza
Instituição
UENF
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nas últimas décadas a evolução dos computadores tem provocado mudanças significativas na postura de profissionais de diversas áreas. No ensino torna-se crescente o uso da informática como auxílio ao aprendizado, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino à distância. As inovações inseridas pela utilização dos computadores servem de estímulos aos estudantes, atuando como uma ferramenta para auxiliar a construção do conhecimento. Em softwares educacionais a aprendizagem é compreendida como um processo em desenvolvimento, não existem seqüências pré—estabelecidas ou métodos de avaliação baseados em respostas estruturadas. Nesse ponto de vista o estudante está livre para desenvolver suas potencialidades. Neste trabalho, juntamente com outros trabalhos aplicados nessa área, foi desenvolvido o Ambiente Virtual Interativo para o Ensino de Física. Nesse ambiente foram disponibilizados programas de multimídia relativos à Dinâmica, Eletromagnetismo, Estática e Óptica. Os objetivos do trabalho referem- se à análise e verificação das vantagens relativas à aprendizagem dos conteúdos de física através dos modelos desenvolvidos, em comparação ao Ensino Tradicional. A pesquisa foi realizada em escolas da cidade de Campos dos Goytacazes contando com a participação de 250 estudantes do Ensino Médio. Na construção do Ambiente Virtual Interativo foram utilizados os softwares 3DStudioMax, Director e o Flash. Dos estudantes entrevistados 99,2% consideram que as simulações computacionais contribuem para auxiliar o aprendizado em Física.
Nas últimas décadas a evolução dos computadores tem provocado mudanças significativas na postura de profissionais de diversas áreas. No ensino torna-se crescente o uso da informática como auxílio ao aprendizado, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino à distância. As inovações inseridas pela utilização dos computadores servem de estímulos aos estudantes, atuando como uma ferramenta para auxiliar a construção do conhecimento. Em softwares educacionais a aprendizagem é compreendida como um processo em desenvolvimento, não existem seqüências pré—estabelecidas ou métodos de avaliação baseados em respostas estruturadas. Nesse ponto de vista o estudante está livre para desenvolver suas potencialidades. Neste trabalho, juntamente com outros trabalhos aplicados nessa área, foi desenvolvido o Ambiente Virtual Interativo para o Ensino de Física. Nesse ambiente foram disponibilizados programas de multimídia relativos à Dinâmica, Eletromagnetismo, Estática e Óptica. Os objetivos do trabalho referem- se à análise e verificação das vantagens relativas à aprendizagem dos conteúdos de física através dos modelos desenvolvidos, em comparação ao Ensino Tradicional. A pesquisa foi realizada em escolas da cidade de Campos dos Goytacazes contando com a participação de 250 estudantes do Ensino Médio. Na construção do Ambiente Virtual Interativo foram utilizados os softwares 3DStudioMax, Director e o Flash. Dos estudantes entrevistados 99,2% consideram que as simulações computacionais contribuem para auxiliar o aprendizado em Física.
Palavras Chave
ambiente interativo, ensino de física.
ambiente interativo, ensino de física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos