Um estudo com alunos do CEFET/RS sobre energia elétrica e ambiente, enfatizando a Educação Ambiental.
Título
Um estudo com alunos do CEFET/RS sobre energia elétrica e ambiente, enfatizando a Educação Ambiental.
Um estudo com alunos do CEFET/RS sobre energia elétrica e ambiente, enfatizando a Educação Ambiental.
Autor
Giani Mariza Bärwald Böhm
Giani Mariza Bärwald Böhm
Orientação
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores, teve por objetivo principal, analisar as concepções dos alunos de Ensino Técnico da Área Indústrial do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) sobre a energia elétrica e suas implicações no ambiente. A metodologia de trabalho constou de três fases distintas: (1) elaboração de um referencial contendo as dimensões, natureza, causas e conseqüências ambientais da energia elétrica, que serviu para orientá-lo; (2) revisão conceitual sobre os principais aspectos relacionados à energia elétrica, ambiente, e os respectivos elos de ligação com a Educação Ambiental; (3) análise das concepções dos alunos com o auxílio de questionários, sendo feita a interpretação dos resultados através de gráficos e redes sistêmicas. Nessa etapa realizou-se ainda, entrevistas com professores com o intuito de respaldar as respostas outrora obtidas com os discentes. Os resultados obtidos para os tópicos apresentados como afirmativas nos questionários, sugeriram que os alunos responderam com modos de raciocínio de senso comum, originados em experiências vivenciadas fora das classes escolares. Mesmo nas questões onde os grupos apresentaram médias altas, foram constatadas lacunas nas concepções, indicadas pela dificuldade de entender inter-relações e pela separação entre os conhecimentos ambientais e técnicos relativos ao estudo da energia elétrica. A partir desses resultados, pode-se ratificar o sentimento manifestado quando da elaboração deste trabalho, que dizia respeito ao vazio existente nas grades curriculares desta instituição de ensino no que tange às preocupações ambientais. Cabe ressaltar que o maior desafio desta obra residiu na busca de alternativas a serem inseridas nessas grades escolares, uma vez que esta instituição dispõe de uma estrutura capaz de fornecer aos alunos uma educação de qualidade, visando não apenas o desenvolvimento de uma profissão, mas a formação de sujeitos capazes de refletir sobre os problemas conexos a sua realidade planetária. Em função das concepções levantadas, formulamos sugestões de Educação Ambiental com ênfase na energia elétrica a serem implementadas nessa instituição de ensino, a fim de potencializar os discentes como cidadãos integrados às reais necessidades do mundo atual.
Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores, teve por objetivo principal, analisar as concepções dos alunos de Ensino Técnico da Área Indústrial do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) sobre a energia elétrica e suas implicações no ambiente. A metodologia de trabalho constou de três fases distintas: (1) elaboração de um referencial contendo as dimensões, natureza, causas e conseqüências ambientais da energia elétrica, que serviu para orientá-lo; (2) revisão conceitual sobre os principais aspectos relacionados à energia elétrica, ambiente, e os respectivos elos de ligação com a Educação Ambiental; (3) análise das concepções dos alunos com o auxílio de questionários, sendo feita a interpretação dos resultados através de gráficos e redes sistêmicas. Nessa etapa realizou-se ainda, entrevistas com professores com o intuito de respaldar as respostas outrora obtidas com os discentes. Os resultados obtidos para os tópicos apresentados como afirmativas nos questionários, sugeriram que os alunos responderam com modos de raciocínio de senso comum, originados em experiências vivenciadas fora das classes escolares. Mesmo nas questões onde os grupos apresentaram médias altas, foram constatadas lacunas nas concepções, indicadas pela dificuldade de entender inter-relações e pela separação entre os conhecimentos ambientais e técnicos relativos ao estudo da energia elétrica. A partir desses resultados, pode-se ratificar o sentimento manifestado quando da elaboração deste trabalho, que dizia respeito ao vazio existente nas grades curriculares desta instituição de ensino no que tange às preocupações ambientais. Cabe ressaltar que o maior desafio desta obra residiu na busca de alternativas a serem inseridas nessas grades escolares, uma vez que esta instituição dispõe de uma estrutura capaz de fornecer aos alunos uma educação de qualidade, visando não apenas o desenvolvimento de uma profissão, mas a formação de sujeitos capazes de refletir sobre os problemas conexos a sua realidade planetária. Em função das concepções levantadas, formulamos sugestões de Educação Ambiental com ênfase na energia elétrica a serem implementadas nessa instituição de ensino, a fim de potencializar os discentes como cidadãos integrados às reais necessidades do mundo atual.
Palavras Chave
energia elétrica, concepções de professores.
energia elétrica, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno