O trabalho com valores em Educação Ambiental: investigando uma proposta de formação contínua de professores.
Título
O trabalho com valores em Educação Ambiental: investigando uma proposta de formação contínua de professores.
O trabalho com valores em Educação Ambiental: investigando uma proposta de formação contínua de professores.
Autor
Dalva Maria Bianchini Bonotto
Dalva Maria Bianchini Bonotto
Orientação
Nivaldo Nale
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nas últimas décadas espalharam-se pelo país e pelo mundo as discussões e propostas a respeito da Educação Ambiental. A literatura que trata do assunto tem ressaltado a importância, para os programas de ação, do trabalho com o conteúdo valorativo pertinente ao tema, que não pode ser negligenciado. Entretanto, soma-se ao fato da Educação Ambiental ser um tema relativamente recente em termos de sua inclusão nos programas de formação docente, as dificuldades do professor em lidar com o conteúdo valorativo em educação. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, organizou-se em torno dessa questão. Ela envolveu uma intervenção, que se estruturou como um curso de formação contínua, destinado a professores das séries inicias do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivos procurar identificar e analisar o processo de aprendizagem docente através das mudanças manifestas nas reflexões, reações e ações dos professores ao lidarem com o conteúdo do curso e procurar incorporá-lo em suas práticas pedagógicas, apontando a partir daí os aspectos relevantes envolvidos em sua apreensão e incorporação. Participaram de todo o trabalho oito professoras e a análise comparativa dos dados indicou a influência do curso sob três aspectos: como espaço de exposição, reflexão e diálogo; de acolhimento das dúvidas e inseguranças que o processo de mudança provoca; de envolvimento e atração pelo conteúdo trabalhado. A abordagem apresentada no curso sobre a Educação Ambiental era desconhecida das professoras, sendo que a relação da questão ambiental com o modelo capitalista e consumista de nossa sociedade e a profundidade das propostas de mudança desse modelo causaram-lhes sentimentos de desânimo e ceticismo. As professoras manifestaram dificuldades para lidar com a dimensão afetiva do trabalho com valores que, em entrevistas anteriores ao curso, revelou-se ser pautado basicamente em exemplos pessoais espontâneos e conversas. Os dados apontaram também para a natureza processual e idiossincrática da aprendizagem docente, indicando diferentes aspectos do assunto tratado que eram expressos pelas professoras ao longo da intervenção e mesmo após ela. Considerações finais são apresentadas a respeito da importância em se reconhecer e lidar com as dimensões pessoal/ profissional, afetiva/ cognitiva, individual/ coletiva na formação, bem como a necessidade de se estabelecerem condições de exercício profissional da docência para que a formação seja de fato contínua, envolvendo o espaço escolar e evitando o caráter pontual que cursos de formação contínua podem representar.
Nas últimas décadas espalharam-se pelo país e pelo mundo as discussões e propostas a respeito da Educação Ambiental. A literatura que trata do assunto tem ressaltado a importância, para os programas de ação, do trabalho com o conteúdo valorativo pertinente ao tema, que não pode ser negligenciado. Entretanto, soma-se ao fato da Educação Ambiental ser um tema relativamente recente em termos de sua inclusão nos programas de formação docente, as dificuldades do professor em lidar com o conteúdo valorativo em educação. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, organizou-se em torno dessa questão. Ela envolveu uma intervenção, que se estruturou como um curso de formação contínua, destinado a professores das séries inicias do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivos procurar identificar e analisar o processo de aprendizagem docente através das mudanças manifestas nas reflexões, reações e ações dos professores ao lidarem com o conteúdo do curso e procurar incorporá-lo em suas práticas pedagógicas, apontando a partir daí os aspectos relevantes envolvidos em sua apreensão e incorporação. Participaram de todo o trabalho oito professoras e a análise comparativa dos dados indicou a influência do curso sob três aspectos: como espaço de exposição, reflexão e diálogo; de acolhimento das dúvidas e inseguranças que o processo de mudança provoca; de envolvimento e atração pelo conteúdo trabalhado. A abordagem apresentada no curso sobre a Educação Ambiental era desconhecida das professoras, sendo que a relação da questão ambiental com o modelo capitalista e consumista de nossa sociedade e a profundidade das propostas de mudança desse modelo causaram-lhes sentimentos de desânimo e ceticismo. As professoras manifestaram dificuldades para lidar com a dimensão afetiva do trabalho com valores que, em entrevistas anteriores ao curso, revelou-se ser pautado basicamente em exemplos pessoais espontâneos e conversas. Os dados apontaram também para a natureza processual e idiossincrática da aprendizagem docente, indicando diferentes aspectos do assunto tratado que eram expressos pelas professoras ao longo da intervenção e mesmo após ela. Considerações finais são apresentadas a respeito da importância em se reconhecer e lidar com as dimensões pessoal/ profissional, afetiva/ cognitiva, individual/ coletiva na formação, bem como a necessidade de se estabelecerem condições de exercício profissional da docência para que a formação seja de fato contínua, envolvendo o espaço escolar e evitando o caráter pontual que cursos de formação contínua podem representar.
Palavras Chave
educação ambiental, educação em valores, formação de professor.
educação ambiental, educação em valores, formação de professor.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores