Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia do ensino médio: um estudo de caso.
Título
Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia do ensino médio: um estudo de caso.
Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia do ensino médio: um estudo de caso.
Autor
Taitiany Karita Bonzanini
Taitiany Karita Bonzanini
Orientação
Fernando Bastos
Fernando Bastos
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho corresponde a um estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994) em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos, clonagem, experiências com células tronco, projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores, tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular, quanto em nível de decisões sobre como organizar a abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes. O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön & Costa, 2000; Perrenoud, 2000; Zaballa, A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez, 1995; entre outros).
O trabalho corresponde a um estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994) em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos, clonagem, experiências com células tronco, projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores, tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular, quanto em nível de decisões sobre como organizar a abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes. O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön & Costa, 2000; Perrenoud, 2000; Zaballa, A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez, 1995; entre outros).
Palavras Chave
ensino de genética, formação de professores, ensino de ciência.
ensino de genética, formação de professores, ensino de ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno