Conceito de hereditariedade: diferentes concepções no interior do contexto social.
Título
Conceito de hereditariedade: diferentes concepções no interior do contexto social.
Conceito de hereditariedade: diferentes concepções no interior do contexto social.
Autor
Juliane Cristina Fabre Borges
Juliane Cristina Fabre Borges
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As diferentes concepções dos conceitos científicos relacionados ao estudo da Genética mostram-nos que ocorre uma deficiência na formação e divulgação do conceito na população de maneira geral. Enfocando os conceitos de genético e hereditário foram elaboradas entrevistas com professores, alunos e integrantes da sociedade em geral para verificar as concepções desses indivíduos. Além disso, buscamos analisar como os livros didáticos influenciam nesse processo. A História da Ciência pode nos dar suporte para um melhor entendimento da formação desses conceitos. A pesquisa constitui-se dos seguintes momentos: (1) levantamento histórico da construção dos conceitos em Genética; (2) Análise documental sobre a utilização do livro didático; (3) Análise de material didático; (4) entrevistas com professores da Rede Estadual de Ensino, alunos do Ensino Médio e integrantes da sociedade em geral; (5) Análise dos dados obtidos. Os resultados obtidos e a análise dos mesmos evidenciam que: (1) o ensino de Genética descontextualizado com estudo linear e seqüencial implica em dificuldades de aprendizagem; (2) o senso comum está intimamente relacionado com as explicações fornecidas pelos alunos; (3) a falta de síntese dos conteúdos é outro fator limitante da aprendizagem e (4) o papel da História da Ciência é fundamental para formação de conceitos científicos.
As diferentes concepções dos conceitos científicos relacionados ao estudo da Genética mostram-nos que ocorre uma deficiência na formação e divulgação do conceito na população de maneira geral. Enfocando os conceitos de genético e hereditário foram elaboradas entrevistas com professores, alunos e integrantes da sociedade em geral para verificar as concepções desses indivíduos. Além disso, buscamos analisar como os livros didáticos influenciam nesse processo. A História da Ciência pode nos dar suporte para um melhor entendimento da formação desses conceitos. A pesquisa constitui-se dos seguintes momentos: (1) levantamento histórico da construção dos conceitos em Genética; (2) Análise documental sobre a utilização do livro didático; (3) Análise de material didático; (4) entrevistas com professores da Rede Estadual de Ensino, alunos do Ensino Médio e integrantes da sociedade em geral; (5) Análise dos dados obtidos. Os resultados obtidos e a análise dos mesmos evidenciam que: (1) o ensino de Genética descontextualizado com estudo linear e seqüencial implica em dificuldades de aprendizagem; (2) o senso comum está intimamente relacionado com as explicações fornecidas pelos alunos; (3) a falta de síntese dos conteúdos é outro fator limitante da aprendizagem e (4) o papel da História da Ciência é fundamental para formação de conceitos científicos.
Palavras Chave
Genética; História da Ciência; Livro Didático.
Genética; História da Ciência; Livro Didático.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno