Conceito de hereditariedade: diferentes concepções no interior do contexto social.

Título
Conceito de hereditariedade: diferentes concepções no interior do contexto social.
Autor
Juliane Cristina Fabre Borges
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2004
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As diferentes concepções dos conceitos científicos relacionados ao estudo da Genética mostram-nos que ocorre uma deficiência na formação e divulgação do conceito na população de maneira geral. Enfocando os conceitos de genético e hereditário foram elaboradas entrevistas com professores, alunos e integrantes da sociedade em geral para verificar as concepções desses indivíduos. Além disso, buscamos analisar como os livros didáticos influenciam nesse processo. A História da Ciência pode nos dar suporte para um melhor entendimento da formação desses conceitos. A pesquisa constitui-se dos seguintes momentos: (1) levantamento histórico da construção dos conceitos em Genética; (2) Análise documental sobre a utilização do livro didático; (3) Análise de material didático; (4) entrevistas com professores da Rede Estadual de Ensino, alunos do Ensino Médio e integrantes da sociedade em geral; (5) Análise dos dados obtidos. Os resultados obtidos e a análise dos mesmos evidenciam que: (1) o ensino de Genética descontextualizado com estudo linear e seqüencial implica em dificuldades de aprendizagem; (2) o senso comum está intimamente relacionado com as explicações fornecidas pelos alunos; (3) a falta de síntese dos conteúdos é outro fator limitante da aprendizagem e (4) o papel da História da Ciência é fundamental para formação de conceitos científicos.
Palavras Chave
Genética; História da Ciência; Livro Didático.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno