O Córrego Ribeirãozinho e sua Bacia Hidrográfica: Subsídios para a Educação Ambiental da População de Taquaritinga-SP.

Título
O Córrego Ribeirãozinho e sua Bacia Hidrográfica: Subsídios para a Educação Ambiental da População de Taquaritinga-SP.
Autor
Ana Lucia Bortolani
Orientação
João Alberto da Silva Sé
Instituição
UNIARA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio
Ano
2005
Cidade / UF
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
As bacias hidrográficas como unidades de gestão de recursos hídricos, têm sido progressivamente utilizadas nos processos de Educação Ambiental das populações que nelas habitam e que utilizam seus recursos naturais. Diversas são as iniciativas de trabalhos de educação ambiental com temática ambiental variada (fauna e flora regional, resíduos domésticos sólidos e líquidos, áreas de interesse turístico, de lazer eou esportivo, entre outras), porém poucos com enfoque de integração de informações, como aqueles com abordagem ecológica de Bacias Hidrográficas. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivos principais: o levantamento de informações existentes sobre a Bacia Hidrográficas do Ribeirãozinho (Taquaritinga-SP), bem como um conhecimento atual sobre a dinâmica de variação de parâmetros de qualidade de água ao longo de seu curso principal, com a finalidade de relacionar estas informações, sob um ponto de vista ecológico, servindo de base científica para processos de Educação Ambiental de alguns grupos da população de Taquaritinga em principio. Para isto a campanha é precipitações na região (período de menores vazões no rio e maior concentração de poluentes pontuais), e 2002, no período com maiores precipitações (período de menores vazões no rio e maior concentração de poluentes pontuais), revelando na analise dessas águas (temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH) um quadro de degradação ambiental preocupante, principalmente devido ao lançamento de esgotos domésticos urbanos ‘in natura’, junto à degradação de matas ciliares e de encosta, e ocupação urbana inadequada. Além disto, este quadro revela certa falta de ação por partes das autoridades responsáveis, bem como da população que as elegeu,demandando processos participativos de educação ambiental na busca por entendimento e encaminhamento de soluções. Neste sentido, esta atividade também sugere promissoras possibilidade, por meio do desenvolvimento inicial de um trabalho de educação ambiental, através da aproximação com a direção, professores e alunos da Escola Estadual ‘09 de julho’ em Taquaritinga, com base nos resultados obtido de característica ambiental desta pesquisa.
Palavras Chave
educação ambiental, bacia hidrográfica, ocupação urbana.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Outros