Temas Sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar.

Título
Temas Sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar.
Autor
Adriana Bortoletto
Orientação
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi explorar e analisar o engajamento discursivo, assim como, as concepções de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, de alunos de um curso técnico durante os processos argumentativos em sala de aula. Para realização da proposta foi necessária a elaboração de um mini-curso intitulado de Eficiência Energética. O material didático era composto por vídeos, textos da área e situações problemas, os quais envolviam as dimensões científica, econômica, social, política, tecnológica e ambiental. Para a análise dos dados utilizou-se da abordagem metodológica da pragmadialética e com base nessa perspectiva buscou-se analisar os atos de fala de cada participante, como estes interagiam um para com outro, os pontos de vistas defendidos por cada um, assim como as justificativas desenvolvidas por cada um destes e os estágios pelo qual a discussão passou.
Palavras Chave
Ensino de Ciências, Linguagem, Argumentação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos