Analogias e metáforas no ensino de Física: o discurso do professor e o discurso dos alunos.

Título
Analogias e metáforas no ensino de Física: o discurso do professor e o discurso dos alunos.
Autor
Fernanda Catia Bozelli
Orientação
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2005
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As relações entre linguagem e ensino de Ciências têm sido objeto constante de pesquisa nos últimos anos, tendo se constituído numa promissora linha de investigação na área de Educação em Ciências. Dentre essas pesquisas, destacam-se os estudos sobre a utilização das analogias e metáforas enquanto recurso didático mediador entre os processos de ensino e de aprendizagem. No caso específico da pesquisa em Ensino de Física, muitos dos pesquisadores têm mostrado interesse no levantamento de fenômenos físicos que podem ser expressamente comparados através do uso dessas figuras de linguagem. Entretanto, as condições de produção das analogias e/ou metáforas pelo professor ou pelo aluno são ainda pouco estudadas, e a partir desta constatação é que esta pesquisa foi desenhada. Com o intuito de avançar nos estudos nessa linha, procura-se aqui responder a questões do tipo: Como as analogias e metáforas são utilizadas nas aulas de Física Que explicações o professor tem para o uso desse recurso Como os alunos interpretam essas figuras de linguagem utilizadas pelo professor Para responder a essas e outras questões constituídas no caminho da investigação, observou-se, durante um semestre letivo, as aulas de uma disciplina de Física Geral de um Curso de Licenciatura em Física de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. Por meio das transcrições, verificou-se a utilização das analogias e metáforas por parte do professor e dos alunos. Para isso, foram realizadas entrevistas com o docente que ministrou a disciplina e com uma amostra de alunos que participaram do processo. Para a análise das entrevistas, foram utilizados os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, segundo Pêcheux (1990) e Orlandi (2003).
Palavras Chave
analogias e metáforas, ensino de física, análise de discurso.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos