Concepções docentes do ensino, aprendizagem e conhecimento: um estudo de caso sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Título
Concepções docentes do ensino, aprendizagem e conhecimento: um estudo de caso sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Educação
Autor
Isabela Custódio Talora Bozzini
Orientação
Rosália Maria R. de Aragão
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho tem como objetivo abstrair qual é o pensamento (concepção) dos professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro - sobre conhecimento, ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada se configura como um estudo de caso e os procedimentos empregados foram: seleção de disciplinas (Morfologia e Anatomia Vegetal, Fisiologia Animal, Genética, Microbiologia e Imunologia, Higiene e Saúde, Ecologia Geral, Prática de Ensino em Ciências, Prática de Ensino em Biologia, Didática); seleção de blocos temáticos dentro das disciplinas selecionadas; observações em sala de aula; entrevista com os professores, cujas aulas foram observadas. Analisando os discursos docentes de sala de aula, pude observar que existem entre eles semelhanças e diferenças, seja no seu relacionamento com os alunos, na maneira de encaminhar a aula, na relação entre teoria e prática, etc. Assim, foi possível fazer uma classificação dos estilos cognitivos utilizados pelos professores: 1) Estilo Plenamente Tradicional de Ensino; 2) Estilo Frequentemente Tradicional de Ensino; 3) Estilo Esporadicamente Tradicional de Ensino; 4) Estilo Reflexivo de Ensino; 5) Estilo Espontaneísta de Ensino.
Palavras Chave
Concepções Docentes; Formação de Professores; Estilos Cognitivos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor