Concepções docentes do ensino, aprendizagem e conhecimento: um estudo de caso sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Título
Concepções docentes do ensino, aprendizagem e conhecimento: um estudo de caso sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Concepções docentes do ensino, aprendizagem e conhecimento: um estudo de caso sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Educação
Autor
Isabela Custódio Talora Bozzini
Isabela Custódio Talora Bozzini
Orientação
Rosália Maria R. de Aragão
Rosália Maria R. de Aragão
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho tem como objetivo abstrair qual é o pensamento (concepção) dos professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro - sobre conhecimento, ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada se configura como um estudo de caso e os procedimentos empregados foram: seleção de disciplinas (Morfologia e Anatomia Vegetal, Fisiologia Animal, Genética, Microbiologia e Imunologia, Higiene e Saúde, Ecologia Geral, Prática de Ensino em Ciências, Prática de Ensino em Biologia, Didática); seleção de blocos temáticos dentro das disciplinas selecionadas; observações em sala de aula; entrevista com os professores, cujas aulas foram observadas. Analisando os discursos docentes de sala de aula, pude observar que existem entre eles semelhanças e diferenças, seja no seu relacionamento com os alunos, na maneira de encaminhar a aula, na relação entre teoria e prática, etc. Assim, foi possível fazer uma classificação dos estilos cognitivos utilizados pelos professores: 1) Estilo Plenamente Tradicional de Ensino; 2) Estilo Frequentemente Tradicional de Ensino; 3) Estilo Esporadicamente Tradicional de Ensino; 4) Estilo Reflexivo de Ensino; 5) Estilo Espontaneísta de Ensino.
Este trabalho tem como objetivo abstrair qual é o pensamento (concepção) dos professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro - sobre conhecimento, ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada se configura como um estudo de caso e os procedimentos empregados foram: seleção de disciplinas (Morfologia e Anatomia Vegetal, Fisiologia Animal, Genética, Microbiologia e Imunologia, Higiene e Saúde, Ecologia Geral, Prática de Ensino em Ciências, Prática de Ensino em Biologia, Didática); seleção de blocos temáticos dentro das disciplinas selecionadas; observações em sala de aula; entrevista com os professores, cujas aulas foram observadas. Analisando os discursos docentes de sala de aula, pude observar que existem entre eles semelhanças e diferenças, seja no seu relacionamento com os alunos, na maneira de encaminhar a aula, na relação entre teoria e prática, etc. Assim, foi possível fazer uma classificação dos estilos cognitivos utilizados pelos professores: 1) Estilo Plenamente Tradicional de Ensino; 2) Estilo Frequentemente Tradicional de Ensino; 3) Estilo Esporadicamente Tradicional de Ensino; 4) Estilo Reflexivo de Ensino; 5) Estilo Espontaneísta de Ensino.
Palavras Chave
Concepções Docentes; Formação de Professores; Estilos Cognitivos.
Concepções Docentes; Formação de Professores; Estilos Cognitivos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor