Uma proposta para caracterizar a atuação do professor na sala de aula.

Título
Uma proposta para caracterizar a atuação do professor na sala de aula.
Autor
Anne Louise Scarinci
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa observacional, realizada no período de 2004 a 2005 em São Paulo, junto a um grupo de professores de física em formação continuada. Nossa problemática mais ampla se insere no contexto da formação de professores, e nosso problema inicial se sustentou no reconhecimento do aprendizado incipiente dos professores nos cursos, a contar pelas poucas mudanças resultantes em sua atuação. A primeira observação mais objetiva que deu origem ao problema específico de pesquisa foi o truncamento da seqüência pedagógica do professor, quando ele ensaia mudanças em sua prática a partir da tentativa de aplicação das propostas do curso. Percebemos que o incômodo do professor com essa ruptura gerada na seqüência muitas vezes o dissuadia de continuar a aplicar a novidade aprendida. Em que consiste esse truncamento e como ocorre Quais são os obstáculos (conceituais/epistemológicos) do professor que podem causar o truncamento Essa pergunta nos motivou a estudar quais são as características da atuação do professor em sala de aula e como essas características mudam, ou oscilam, quando o professor está em processo de re-elaboração de sua prática, motivado por um programa de formação. Escolhemos um grupo em formação continuada entendida por nós como construtivista. Analisamos a atuação dos professores sob esse referencial, e agrupamos suas características em três dimensões quanto à atuação mais direta em sala de aula - o professor e as estratégias, o professor e as habilidades e o professor e as atitudes - e duas dimensões quanto à reflexão e avaliação do professor sobre o seu trabalho - avaliação que o professor faz do seu trabalho e meta-avaliação ou tomada de consciência. Relacionamos o truncamento da seqüência pedagógica com a incoerência nas estratégias e atitudes do professor conforme ele aplica a teoria de ensino que está aprendendo, mas mantém aspectos de sua prática ainda embasados na teoria antiga. Concluímos que o aprendizado de uma nova teoria de ensino e sua aplicação em sala de aula requer uma mudança atitudinal de base, mais fundamental do que possíveis mudanças nas estratégias de ensino, passíveis de planejamento. A mudança de atitudes é complexa, porque envolve mais que simples substituições, e prolongada, pois depende de feedback a situações concretas trazidas da prática.
Palavras Chave
ensino médio, formação de professores, construtivismo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores