Alfabetização com/em Ciências: redimensionando a prática pedagógica de alfabetização em parceria.

Título
Alfabetização com/em Ciências: redimensionando a prática pedagógica de alfabetização em parceria.
Autor
Arlete Teresinha Esteves Brandi
Orientação
Célia M. Amaral Gurgel
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho, realizado junto a uma classe de primeira série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Piracicaba (SP), teve como objetivo investigar processos e resultados do desenvolvimento de atividades de alfabetização em parceria, tendo em vista redimensionar a prática pedagógica do professor alfabetizador COM ou EM CIÊNCIAS. A pesquisa configurou-se na perspectiva da investigação-ação, uma vez que tanto pesquisadora como professora-colaboradora almejavam mudanças e/ou inovações nas práticas pedagógicas existentes. O programa de educação continuada desenvolvido realizou-se no ano letivo de 1997, com um encontro semanal para planejamento e análise das práticas pedagógicas da professora, seguido de outros dois encontros participativos de observação e/ou intervenção nas ações planejadas. A partir de um diagnóstico da prática docente da professora na fase exploratória do estudo, um projeto pedagógico articulando o ensino de Ciências com o processo de alfabetização foi traçado e implementado através de discussões e reflexões sobre as atividades realizadas. Os registros da investigação foram feitos em fita cassete, anotações em diário de campo, fotografias e vídeos. Tais registros e análises serviam de subsídios permanentes para o preparo das aulas subseqüentes. A construção e a análise dos dados foram elaboradas à luz de um referencial teórico-metodológico relacionado às necessidades formativas do professor reflexivo/pesquisador. Assim, através da narrativa, a abordagem desta investigação conta a história construída e criada pela professora colaboradora da pesquisa e pela professora pesquisadora, com os fatos que emergiram desta relação de colaboração/parceria/cumplicidade. Trata-se, portanto, de um processo no qual aprender a contar e viver um relato de investigação educacional em ação significa também lançar um olhar diferente e colocar, no processo, a pesquisadora como alfabetizadora-pesquisadora. Através do relato da pesquisa, o leitor poderá se introduzir no cenário onde ocorreram as tramas marcadas por avanços e resistências e, a partir delas, viver e reviver, contar e recontar a sua história sob diferentes formas. Apesar da estrutura convencional da narrativa com começo, meio e fim, ela não está acabada pois, da mesma forma que revivemos hoje histórias passadas, as nossas vidas ou histórias precisam ser recontadas e revividas de formas novas.
Palavras Chave
alfabetização, ensino de ciências, educação continuada, prática pedagógica, investigação-ação

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores