Alfabetização com/em Ciências: redimensionando a prática pedagógica de alfabetização em parceria.
Título
Alfabetização com/em Ciências: redimensionando a prática pedagógica de alfabetização em parceria.
Alfabetização com/em Ciências: redimensionando a prática pedagógica de alfabetização em parceria.
Autor
Arlete Teresinha Esteves Brandi
Arlete Teresinha Esteves Brandi
Orientação
Célia M. Amaral Gurgel
Célia M. Amaral Gurgel
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho, realizado junto a uma classe de primeira série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Piracicaba (SP), teve como objetivo investigar processos e resultados do desenvolvimento de atividades de alfabetização em parceria, tendo em vista redimensionar a prática pedagógica do professor alfabetizador COM ou EM CIÊNCIAS. A pesquisa configurou-se na perspectiva da investigação-ação, uma vez que tanto pesquisadora como professora-colaboradora almejavam mudanças e/ou inovações nas práticas pedagógicas existentes. O programa de educação continuada desenvolvido realizou-se no ano letivo de 1997, com um encontro semanal para planejamento e análise das práticas pedagógicas da professora, seguido de outros dois encontros participativos de observação e/ou intervenção nas ações planejadas. A partir de um diagnóstico da prática docente da professora na fase exploratória do estudo, um projeto pedagógico articulando o ensino de Ciências com o processo de alfabetização foi traçado e implementado através de discussões e reflexões sobre as atividades realizadas. Os registros da investigação foram feitos em fita cassete, anotações em diário de campo, fotografias e vídeos. Tais registros e análises serviam de subsídios permanentes para o preparo das aulas subseqüentes. A construção e a análise dos dados foram elaboradas à luz de um referencial teórico-metodológico relacionado às necessidades formativas do professor reflexivo/pesquisador. Assim, através da narrativa, a abordagem desta investigação conta a história construída e criada pela professora colaboradora da pesquisa e pela professora pesquisadora, com os fatos que emergiram desta relação de colaboração/parceria/cumplicidade. Trata-se, portanto, de um processo no qual aprender a contar e viver um relato de investigação educacional em ação significa também lançar um olhar diferente e colocar, no processo, a pesquisadora como alfabetizadora-pesquisadora. Através do relato da pesquisa, o leitor poderá se introduzir no cenário onde ocorreram as tramas marcadas por avanços e resistências e, a partir delas, viver e reviver, contar e recontar a sua história sob diferentes formas. Apesar da estrutura convencional da narrativa com começo, meio e fim, ela não está acabada pois, da mesma forma que revivemos hoje histórias passadas, as nossas vidas ou histórias precisam ser recontadas e revividas de formas novas.
Este trabalho, realizado junto a uma classe de primeira série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Piracicaba (SP), teve como objetivo investigar processos e resultados do desenvolvimento de atividades de alfabetização em parceria, tendo em vista redimensionar a prática pedagógica do professor alfabetizador COM ou EM CIÊNCIAS. A pesquisa configurou-se na perspectiva da investigação-ação, uma vez que tanto pesquisadora como professora-colaboradora almejavam mudanças e/ou inovações nas práticas pedagógicas existentes. O programa de educação continuada desenvolvido realizou-se no ano letivo de 1997, com um encontro semanal para planejamento e análise das práticas pedagógicas da professora, seguido de outros dois encontros participativos de observação e/ou intervenção nas ações planejadas. A partir de um diagnóstico da prática docente da professora na fase exploratória do estudo, um projeto pedagógico articulando o ensino de Ciências com o processo de alfabetização foi traçado e implementado através de discussões e reflexões sobre as atividades realizadas. Os registros da investigação foram feitos em fita cassete, anotações em diário de campo, fotografias e vídeos. Tais registros e análises serviam de subsídios permanentes para o preparo das aulas subseqüentes. A construção e a análise dos dados foram elaboradas à luz de um referencial teórico-metodológico relacionado às necessidades formativas do professor reflexivo/pesquisador. Assim, através da narrativa, a abordagem desta investigação conta a história construída e criada pela professora colaboradora da pesquisa e pela professora pesquisadora, com os fatos que emergiram desta relação de colaboração/parceria/cumplicidade. Trata-se, portanto, de um processo no qual aprender a contar e viver um relato de investigação educacional em ação significa também lançar um olhar diferente e colocar, no processo, a pesquisadora como alfabetizadora-pesquisadora. Através do relato da pesquisa, o leitor poderá se introduzir no cenário onde ocorreram as tramas marcadas por avanços e resistências e, a partir delas, viver e reviver, contar e recontar a sua história sob diferentes formas. Apesar da estrutura convencional da narrativa com começo, meio e fim, ela não está acabada pois, da mesma forma que revivemos hoje histórias passadas, as nossas vidas ou histórias precisam ser recontadas e revividas de formas novas.
Palavras Chave
alfabetização, ensino de ciências, educação continuada, prática pedagógica, investigação-ação
alfabetização, ensino de ciências, educação continuada, prática pedagógica, investigação-ação
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores