A Dimensão Ambiental do ensino público como instrumento de gestão de resíduos em áreas de mananciais: estudo no Município de Cotia.

Título
A Dimensão Ambiental do ensino público como instrumento de gestão de resíduos em áreas de mananciais: estudo no Município de Cotia.
Autor
Ana Luiza Brandizzi
Orientação
Alice Fushako Itani
Instituição
SENAC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Universitário Pós Graduação e Pesquisa
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Os resíduos vêm se tornando um problema complexo das cidades e como tal merecem algumas reflexões. O sistema educacional pode contribuir para um processo de aprendizagem da dimensão ambiental que abrange as cidades, ao envolver as novas gerações em questões que são importantes para a gestão municipal. A gestão de resíduos envolve aspectos múltiplos de atuação e constitui temas recentes emergenciais para o desenvolvimento sustentável das cidades, uma complexidade de fatores que pode e deve contar com o ensino escolar como um dos pontos de ação. Os impactos das atividades desenvolvidas nas cidades, considerando-se suas conseqüências no meio ambiente, estão na vida escolar e no processo educativo O presente trabalho faz um estudo da dimensão ambiental nas escolas, analisando os temas transversais desenvolvidos nas escolas estaduais da cidade de Cotia e sua relação com as ações na gestão dos resíduos. Em se tratando de uma cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, integrante da Reserva da Biosfera, e uma importante região de mananciais que inclui Reserva Florestal, as estratégias de gestão podem estar contidas no processo educativo. O estudo buscou verificar a compreensão da comunidade escolar, entre gestores e educadores, de suas ações em relação à saúde e à preservação ambiental da localidade dentro dos programas educacionais. A restrita articulação entre os diversos atores locais - escolas, órgãos municipais e estaduais, iniciativas civis, organizações não governamentais, empresas e comunidade em geral - assim como a ausência de políticas públicas que atendam às necessidades de preservação e integração dos recursos naturais foram observadas na região estudada, uma questão, no entanto, possível de ser trabalhada.
Palavras Chave
educação ambiental, temas transversais, gestão de resíduos.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno