A formação continuada em Ciências de professores do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar e as possibilidades de mudanças.

Título
A formação continuada em Ciências de professores do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar e as possibilidades de mudanças.
Autor
Rita de Cassia de Alcantara Brauna
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho visa compreender a natureza das modificações produzidas na prática pedagógica de professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da vivência durante um ano e meio em um Projeto de Formação Continuada desenvolvido pela USP numa perspectiva interdisciplinar, envolvendo conteúdos de História, Geografia, Biologia, Química e Física, e utilizando o estudo do meio enquanto eixo metodológico, buscando identificar dimensões envolvidas no processo de mudanças e os limites do projeto. A pesquisa de campo foi realizada com sete professoras, atuantes em quatro escolas das Redes Estadual e Municipal de Ensino de São Paulo. A análise foi baseada em entrevistas com as professoras, com os professores doutores da USP, com professores convidados e alunos de graduação e pós-graduação que participaram do projeto, além de análise documental. Observou-se, a partir da análise dos dados, que a vivência no projeto interdisciplinar desenvolvido pela USP possibilitou a superação de inúmeras dicotomias na prática pedagógica das professoras: teoria/prática, reprodução/construção de conhecimentos, conteúdo/método e obrigação/satisfação. Alguns procedimentos metodológicos característicos das ciências também foram incorporados às suas práticas pedagógicas. Com relação aos aspectos pessoais e profissionais, as professoras sentiram-se valorizadas e estimuladas a desenvolver novos projetos numa direção interdisciplinar. Entende-se, portanto, que o estudo do meio, enquanto eixo metodológico, pode representar, na sua dimensão pedagógica e metodológica, uma importante estratégia para a formação continuada de professores do ensino fundamental, uma vez que, favorecendo uma leitura e, principalmente, uma vivência mais integrada de uma determinada realidade, pode propiciar às professoras um repensar sobre suas práticas pedagógicas, gerando uma abertura para o processo de mudança de práticas. Os limites do projeto relacionam-se à inserção da prática interdisciplinar no contexto mais amplo da escola e do sistema de ensino. Nesse sentido, este estudo aponta para a importância decisiva de um projeto político-pedagógico da escola, enquanto elemento indispensável para o desenvolvimento de uma perspectiva interdisciplinar de ensino-aprendizagem.
Palavras Chave
interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores