A consideração moral pelos animais: análise de livros didáticos de ciências da segunda série do ensino fundamental.
Título
A consideração moral pelos animais: análise de livros didáticos de ciências da segunda série do ensino fundamental.
A consideração moral pelos animais: análise de livros didáticos de ciências da segunda série do ensino fundamental.
Educação Cientifica e Tecnológica
Autor
Teresinha Idalina Bravo
Teresinha Idalina Bravo
Orientação
Sônia Teresinha Felipe
Sônia Teresinha Felipe
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esse estudo apresenta uma análise sobre a concepção de animal e de suas formas de representação, em sete livros didáticos de Ciências, divulgados pelo Ministério da Educação no período de 2004 a 2007, destinados às crianças da segunda série do Ensino Fundamental. A análise utilizou como alicerce o princípio da igual consideração de interesses semelhantes, proposto pelo filósofo Peter Singer. A pesquisa fundamenta-se na premissa de que a constituição do sentido moral das crianças ocorre na tenra idade, época em que aprendem por imitação, e quando ainda não estão aptas a raciocinar a partir de critérios éticos. Dessa forma, a conduta dos adultos é por elas imitada. A origem de preconceitos se naturaliza, também, a partir de práticas culturais reproduzidas e algumas vezes descontextualizadas, mas consideradas, pelos seus praticantes, como imutáveis. Desse modo, a discriminação em relação aos animais tem raízes na moral tradicional dicotômica e no abismo dualista construído entre os conceitos de homem-natureza, espírito-matéria, sujeito-objeto, disseminando uma visão antropocêntrica de mundo. A divisão dos seres em superiores e inferiores, ou fortes e fracos, determinou como destino dos considerados inferiores e/ou fracos, a subserviência aos superiores e/ou fortes, da forma como historicamente também ocorreu em relação a humanos, transformando singularidades e/ou diferenças em desigualdades e segregação. Pesquisas apontam a violência, uma aprendizagem iniciada na infância, ou por sofrê-la na própria pele, ou por testemunhá-la, ou por praticá-la em seres indefesos como animais domésticos. Assim sendo, analisar e modificar o enfoque dos instrumentos que possam fomentar qualquer forma de discriminação, preconceito ou violência contra os animais, pode ser uma maneira de impedir a reprodução de atitudes violentas contra os corpos de seres indefesos. A escola, em seu papel de instituição de ensino tem um instrumento valioso e muito difundido para ensinar: o livro didático. Dos livros didáticos analisados, todos apresentaram uma visão instrumental da vida animal. Seja na transformação dos corpos dos animais em alimento, seja na transformação de seus corpos em instrumento de trabalho ou pesquisa, seja em sua transformação em roupas, bolsas ou calçados. Nas páginas desses livros foram encontrados estereótipos e antropomorfismo, na relação dos animais com os indivíduos da mesma espécie, com indivíduos de outras espécies, com o ambiente, naturalizando a vida animal para o uso humano.
Esse estudo apresenta uma análise sobre a concepção de animal e de suas formas de representação, em sete livros didáticos de Ciências, divulgados pelo Ministério da Educação no período de 2004 a 2007, destinados às crianças da segunda série do Ensino Fundamental. A análise utilizou como alicerce o princípio da igual consideração de interesses semelhantes, proposto pelo filósofo Peter Singer. A pesquisa fundamenta-se na premissa de que a constituição do sentido moral das crianças ocorre na tenra idade, época em que aprendem por imitação, e quando ainda não estão aptas a raciocinar a partir de critérios éticos. Dessa forma, a conduta dos adultos é por elas imitada. A origem de preconceitos se naturaliza, também, a partir de práticas culturais reproduzidas e algumas vezes descontextualizadas, mas consideradas, pelos seus praticantes, como imutáveis. Desse modo, a discriminação em relação aos animais tem raízes na moral tradicional dicotômica e no abismo dualista construído entre os conceitos de homem-natureza, espírito-matéria, sujeito-objeto, disseminando uma visão antropocêntrica de mundo. A divisão dos seres em superiores e inferiores, ou fortes e fracos, determinou como destino dos considerados inferiores e/ou fracos, a subserviência aos superiores e/ou fortes, da forma como historicamente também ocorreu em relação a humanos, transformando singularidades e/ou diferenças em desigualdades e segregação. Pesquisas apontam a violência, uma aprendizagem iniciada na infância, ou por sofrê-la na própria pele, ou por testemunhá-la, ou por praticá-la em seres indefesos como animais domésticos. Assim sendo, analisar e modificar o enfoque dos instrumentos que possam fomentar qualquer forma de discriminação, preconceito ou violência contra os animais, pode ser uma maneira de impedir a reprodução de atitudes violentas contra os corpos de seres indefesos. A escola, em seu papel de instituição de ensino tem um instrumento valioso e muito difundido para ensinar: o livro didático. Dos livros didáticos analisados, todos apresentaram uma visão instrumental da vida animal. Seja na transformação dos corpos dos animais em alimento, seja na transformação de seus corpos em instrumento de trabalho ou pesquisa, seja em sua transformação em roupas, bolsas ou calçados. Nas páginas desses livros foram encontrados estereótipos e antropomorfismo, na relação dos animais com os indivíduos da mesma espécie, com indivíduos de outras espécies, com o ambiente, naturalizando a vida animal para o uso humano.
Palavras Chave
análise de livros didáticos, ensino de ciências, animais.
análise de livros didáticos, ensino de ciências, animais.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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