O uso de atividade laboratorial de Biologia Teste Allium Cepa no ensino de Matemática nas séries iniciais: uma estratégia interdisciplinar.

Título
O uso de atividade laboratorial de Biologia Teste Allium Cepa no ensino de Matemática nas séries iniciais: uma estratégia interdisciplinar.
Autor
Jacira Helena Bridi
Orientação
Juliana da Silva
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Devido às diferentes dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de matemática, este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia de uma proposta metodológica na prática de Biologia - de forma interdisciplinar - no processo de aprendizagem em Matemática. Este estudo foi desenvolvido com duas turmas de 4ª série do ensino fundamental das redes pública e particular de Esteio - RS, onde foram realizadas atividades práticas laboratoriais de Ciências. Utilizou-se como estratégia o método Allium cepa para a verificação do ensino-aprendizagem no estudo de frações, medidas e gráficos, proporcionando, assim, uma oportunidade para que os alunos pudessem construir o conhecimento sobre estes temas. A aplicação da atividade laboratorial - teste Allium cepa - junto aos estudantes, possibilitou a estimulação, a observação e o registro de dados, da mesma forma que promoveu o método de pensamento científico simples e de senso comum, proporcionando o desenvolvimento de habilidades manipulativas, o que motivou e manteve o interesse pelos assuntos em questão, bem como tornou o fenômeno mais real por meio da experiência. Perante os resultados, podemos ainda observar que a aplicação do teste Allium cepa, através do desenvolvimento de modelos matemáticos, proporcionou a interdisciplinaridade, a mudança de rotina de sala de aula, além de esclarecimentos frente aos conteúdos matemáticos trabalhados.
Palavras Chave
interdisciplinaridade, laboratório de Biologia, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método