Possibilidades de ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas a partir de situações existentes em uma trilha ecológica.

Título
Possibilidades de ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas a partir de situações existentes em uma trilha ecológica.
Autor
Jocelei Maria de Oliveira Pinto Brinker
Orientação
Olga Mitsue Kubo
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Ano
1997
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A atividade denominada de "trilha ecológica" é um efetivo instrumento de ensino de Ciências Biológicas, que contribui para a compreensão dos fenômenos biológicos e de suas inter-relações. As situações encontradas na trilha possibilitam ao aluno um contato com os fenômenos no ambiente natural, que parecem favorecer a aprendizagem de conceitos básicos de Biologia que poderão auxiliá-lo no desenvolvimento de conceitos mais amplos e mais complexos relacionados aos seres vivos. Contudo, quais aprendizagens efetivamente o aluno desenvolve diante de situações encontradas em uma trilha ecológica, no âmbito do ensino de Ciência Biológica, é uma questão para a qual parece não haver ainda respostas suficientes e satisfatórias. Este estudo teve por objetivo identificar as possíveis aprendizagens de Biologia que alunos de primeiro grau poderiam desenvolver ao se defrontarem com situações encontradas em uma trilha ecológica. Foram identificadas 16 classes de situações existentes em uma trilha ecológica, por meio de observação, sendo que três delas serviram como ponto de partida para derivar cerca de 180 classes de ações que alunos de primeiro e segundo graus poderiam apresentar. Essas classes de ações foram organizadas em conjuntos denominados "na trilha", "a partir da trilha" e "fora da trilha", de acordo com o grau de generalidade e complexidade das ações examinadas. Os resultados podem permitir um melhor planejamento do ensino de Ciências Biológicas para o primeiro grau e conduziram o aluno a lidar com as informações ou com a linguagem e os conceitos de Biologia, desenvolvidos a partir do contato direto com o fenômeno biológico, além de auxiliar o professor na seleção da atividade trilha ecológica com base nos tipos de aprendizagens que ela permite desenvolver.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem de biologia, trilha ecológica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método