A docência no instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações.
Título
A docência no instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações.
A docência no instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações.
Autor
Talamira Taita Rodrigues Brito
Talamira Taita Rodrigues Brito
Orientação
Ana Maria de Oliveira Cunha
Ana Maria de Oliveira Cunha
Instituição
UFU
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Uberlandia/MG
Uberlandia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Essa pesquisa pretendeu aprofundar as discussões sobre a docência no Ensino Superior, buscando compreender como ela vem se estruturando frente às novas exigências da Universidade e como vem sendo trabalhada e representada no cotidiano dos professores. O presente estudo teve como objetivo levantar as representações sobre docência dos professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi ainda intenção da pesquisa: investigar como essas representações impactam na prática docente desses professores e, como essas práticas interferem na dinâmica dessas representações; desvelar como se deu a sua formação para a docência; delimitar as atividades entendidas como docência para esses profissionais, bem como suas afinidades em relação a elas, buscando singularidades para a docência universitária no grupo pesquisado. Para tanto nos valemos de três perguntas: quem sabe e de onde sabe O que e como sabe Sobre o que sabe e com que efeitos Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a todos os professores do Instituto e ainda de uma entrevista realizada com oito professores, inseridos nas quatro áreas da referida unidade acadêmica. O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais. As representações encontradas entre os professores são diversificadas, impregnadas de valores e de subjetividade, frutos de uma construção histórica, embebida de representações culturais, sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para as discussões em torno da Universidade, da docência, e da formação de professores para o ensino superior.
Essa pesquisa pretendeu aprofundar as discussões sobre a docência no Ensino Superior, buscando compreender como ela vem se estruturando frente às novas exigências da Universidade e como vem sendo trabalhada e representada no cotidiano dos professores. O presente estudo teve como objetivo levantar as representações sobre docência dos professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi ainda intenção da pesquisa: investigar como essas representações impactam na prática docente desses professores e, como essas práticas interferem na dinâmica dessas representações; desvelar como se deu a sua formação para a docência; delimitar as atividades entendidas como docência para esses profissionais, bem como suas afinidades em relação a elas, buscando singularidades para a docência universitária no grupo pesquisado. Para tanto nos valemos de três perguntas: quem sabe e de onde sabe O que e como sabe Sobre o que sabe e com que efeitos Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a todos os professores do Instituto e ainda de uma entrevista realizada com oito professores, inseridos nas quatro áreas da referida unidade acadêmica. O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais. As representações encontradas entre os professores são diversificadas, impregnadas de valores e de subjetividade, frutos de uma construção histórica, embebida de representações culturais, sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para as discussões em torno da Universidade, da docência, e da formação de professores para o ensino superior.
Palavras Chave
representação social, docência, universidade.
representação social, docência, universidade.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor