A docência no instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações.

Título
A docência no instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações.
Autor
Talamira Taita Rodrigues Brito
Orientação
Ana Maria de Oliveira Cunha
Instituição
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2006
Cidade / UF
Uberlandia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Essa pesquisa pretendeu aprofundar as discussões sobre a docência no Ensino Superior, buscando compreender como ela vem se estruturando frente às novas exigências da Universidade e como vem sendo trabalhada e representada no cotidiano dos professores. O presente estudo teve como objetivo levantar as representações sobre docência dos professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi ainda intenção da pesquisa: investigar como essas representações impactam na prática docente desses professores e, como essas práticas interferem na dinâmica dessas representações; desvelar como se deu a sua formação para a docência; delimitar as atividades entendidas como docência para esses profissionais, bem como suas afinidades em relação a elas, buscando singularidades para a docência universitária no grupo pesquisado. Para tanto nos valemos de três perguntas: quem sabe e de onde sabe O que e como sabe Sobre o que sabe e com que efeitos Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a todos os professores do Instituto e ainda de uma entrevista realizada com oito professores, inseridos nas quatro áreas da referida unidade acadêmica. O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais. As representações encontradas entre os professores são diversificadas, impregnadas de valores e de subjetividade, frutos de uma construção histórica, embebida de representações culturais, sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para as discussões em torno da Universidade, da docência, e da formação de professores para o ensino superior.
Palavras Chave
representação social, docência, universidade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor