Projetos curriculares interdisciplinares e a telemática da energia.

Título
Projetos curriculares interdisciplinares e a telemática da energia.
Autor
Alessandro Aquino Bucussi
Orientação
Fernanda Ostermann
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Partindo das contribuições da pesquisa em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Educação, foi feita uma leitura dos atuais parâmetros e diretrizes curriculares da legislação educacional brasileira para incorporar alguns de seus elementos através de projetos interdisciplinares abordando a temática da energia. Foi desenvolvida uma revisão histórico-conceitual da gênese do conceito de energia e de estudos relacionados à sua transposição didática para o ensino médio. Argumentou-se em torno da necessidade de superar o ensino centrado apenas na resolução de problemas e no desenvolvimento de modelos físico-matemáticos, da importância de diversificar-se o currículo trabalhando com diferentes ênfases, permitindo uma maior motivação e aumentando as oportunidades de aprendizagem. Foram discutidos os resultados da implementação de duas propostas de introdução do conceito de energia: uma com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e outra com ênfase nas contribuições da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência (HFS). Finalmente, sugerem-se estratégias para se poder dar continuidade ao desenvolvimento da abordagem temática ao longo do 2º ano do ensino médio.
Palavras Chave
projetos curiculares.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método