Verdadeiro ou Falso Avaliação e Ensino de Ciências na formação do professor.

Título
Verdadeiro ou Falso Avaliação e Ensino de Ciências na formação do professor.
Autor
Jacqueline Magalhães Alves Bueno
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
1997
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esse trabalho consiste numa investigação da abordagem teórica e da prática vivenciada em sala de aula por alunas do curso do Magistério, com relação à Avaliação Escolar e ao Ensino de Ciências. O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública Estadual, em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, com opção pelo estudo de caso. Observamos aulas de "Didática Geral" e de "Metodologia do Ensino de Ciências", realizamos entrevistas com a professora e com alunas do último ano e ex-alunas do curso, além de analisarmos materiais de estudo, tais como cadernos, provas escritas e outros trabalhos. Na discussão dos dados, procuramos explicitar contradições ou similaridades entre os conteúdos desenvolvidos e a prática da sala de aula, à luz da literatura estudada. A análise dos dados reflete contribuições teóricas recentes sobre a Avaliação e o Ensino de Ciências. Discutimos as concepções de avaliação classificatória, quantitativa e somativa, que têm um caráter de finalização do processo de ensino e aprendizagem, sendo contrapostas por proposições recentes de avaliação diagnóstica e contínua que exigem a responsabilidade partilhada por professores e alunos neste processo de (re)construção do saber socialmente acumulado. Nas observações, a avaliação apresentou-se como atividade principalmente classificatória, e o Ensino de Ciências caracterizou-se por uma visão empiricista/positivista, numa abordagem centrada na transmissão e recepção de informações supostamente objetivas e verdadeiras. Desta forma, destacamos a urgência de mudanças na formação de professores e na prática avaliativa para que novas propostas possam ser realmente implementadas na escola. Os resultados apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores numa perspectiva de vivenciar coletivamente novas propostas, destituindo as velhas práticas do apenas ouvir ou ler a respeito de novidades sem possibilidades de participação. Fica também evidenciada a marcante necessidade de organização social na conquista das condições para uma concepção de escola voltada para a construção do sujeito histórico.
Palavras Chave
avaliação, formação inicial, Magistério, séries iniciais.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores