Verdadeiro ou Falso Avaliação e Ensino de Ciências na formação do professor.
Título
Verdadeiro ou Falso Avaliação e Ensino de Ciências na formação do professor.
Verdadeiro ou Falso Avaliação e Ensino de Ciências na formação do professor.
Autor
Jacqueline Magalhães Alves Bueno
Jacqueline Magalhães Alves Bueno
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esse trabalho consiste numa investigação da abordagem teórica e da prática vivenciada em sala de aula por alunas do curso do Magistério, com relação à Avaliação Escolar e ao Ensino de Ciências. O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública Estadual, em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, com opção pelo estudo de caso. Observamos aulas de "Didática Geral" e de "Metodologia do Ensino de Ciências", realizamos entrevistas com a professora e com alunas do último ano e ex-alunas do curso, além de analisarmos materiais de estudo, tais como cadernos, provas escritas e outros trabalhos. Na discussão dos dados, procuramos explicitar contradições ou similaridades entre os conteúdos desenvolvidos e a prática da sala de aula, à luz da literatura estudada. A análise dos dados reflete contribuições teóricas recentes sobre a Avaliação e o Ensino de Ciências. Discutimos as concepções de avaliação classificatória, quantitativa e somativa, que têm um caráter de finalização do processo de ensino e aprendizagem, sendo contrapostas por proposições recentes de avaliação diagnóstica e contínua que exigem a responsabilidade partilhada por professores e alunos neste processo de (re)construção do saber socialmente acumulado. Nas observações, a avaliação apresentou-se como atividade principalmente classificatória, e o Ensino de Ciências caracterizou-se por uma visão empiricista/positivista, numa abordagem centrada na transmissão e recepção de informações supostamente objetivas e verdadeiras. Desta forma, destacamos a urgência de mudanças na formação de professores e na prática avaliativa para que novas propostas possam ser realmente implementadas na escola. Os resultados apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores numa perspectiva de vivenciar coletivamente novas propostas, destituindo as velhas práticas do apenas ouvir ou ler a respeito de novidades sem possibilidades de participação. Fica também evidenciada a marcante necessidade de organização social na conquista das condições para uma concepção de escola voltada para a construção do sujeito histórico.
Esse trabalho consiste numa investigação da abordagem teórica e da prática vivenciada em sala de aula por alunas do curso do Magistério, com relação à Avaliação Escolar e ao Ensino de Ciências. O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública Estadual, em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, com opção pelo estudo de caso. Observamos aulas de "Didática Geral" e de "Metodologia do Ensino de Ciências", realizamos entrevistas com a professora e com alunas do último ano e ex-alunas do curso, além de analisarmos materiais de estudo, tais como cadernos, provas escritas e outros trabalhos. Na discussão dos dados, procuramos explicitar contradições ou similaridades entre os conteúdos desenvolvidos e a prática da sala de aula, à luz da literatura estudada. A análise dos dados reflete contribuições teóricas recentes sobre a Avaliação e o Ensino de Ciências. Discutimos as concepções de avaliação classificatória, quantitativa e somativa, que têm um caráter de finalização do processo de ensino e aprendizagem, sendo contrapostas por proposições recentes de avaliação diagnóstica e contínua que exigem a responsabilidade partilhada por professores e alunos neste processo de (re)construção do saber socialmente acumulado. Nas observações, a avaliação apresentou-se como atividade principalmente classificatória, e o Ensino de Ciências caracterizou-se por uma visão empiricista/positivista, numa abordagem centrada na transmissão e recepção de informações supostamente objetivas e verdadeiras. Desta forma, destacamos a urgência de mudanças na formação de professores e na prática avaliativa para que novas propostas possam ser realmente implementadas na escola. Os resultados apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores numa perspectiva de vivenciar coletivamente novas propostas, destituindo as velhas práticas do apenas ouvir ou ler a respeito de novidades sem possibilidades de participação. Fica também evidenciada a marcante necessidade de organização social na conquista das condições para uma concepção de escola voltada para a construção do sujeito histórico.
Palavras Chave
avaliação, formação inicial, Magistério, séries iniciais.
avaliação, formação inicial, Magistério, séries iniciais.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores