Os olhares sobre a EJA: um estudo de caso com educadores de Biologia.
Título
Os olhares sobre a EJA: um estudo de caso com educadores de Biologia.
Os olhares sobre a EJA: um estudo de caso com educadores de Biologia.
Autor
Marco Aurélio Pereira Bueno
Marco Aurélio Pereira Bueno
Orientação
Odisséa Boaventura de Oliveira
Odisséa Boaventura de Oliveira
Instituição
UFPR
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Educação
Setor de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Por meio de um estudo de caso, essa investigação, discorre sobre como os educadores e os educandos jovens e adultos estabelecem em suas aulas o aprendizado da Biologia, o objeto de estudo aqui investigado é a ação dos educadores na escola, marcado pela especificidade da EJA e o ensino de Ciências, especificamente da disciplina de Biologia inserida no currículo desta modalidade de ensino. Por meio das falas dos educadores entrevistados ao longo do estudo, buscou-se entender como estes sujeitos planejam suas aulas, qual o seu entendimento sobre o currículo da disciplina, suas concepções sobre o conhecimento científico, os saberes bagagem dos educandos e as relações pertinentes entre estes saberes e o conhecimento escolar. Os sujeitos investigados pertencem a rede pública estadual de ensino, atuam em escolas específicas para o ensino de Jovens e Adultos, e foram entrevistados de acordo com os seguintes procedimentos metodológicos: a) Coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas nas escolas em que os educadores encontram-se lotados; b) transcrição das entrevistas; c) análise dos textos produzidos após a transcrição do material. O referencial teórico-metodológico utilizado para se analisar as falas dos entrevistados, foi construído a partir dos pressupostos teóricos desenvolvidos pela Análise de Conteúdo, com a utilização do trabalho de BARDIN, sobre este tema. Para se analisar o conteúdo dos dados presentes nas falas dos educadores investigados, optou-se pela análise em categorias, construídas a partir de pontos em comuns presentes no discurso dos entrevistados, assim para esta investigação foram definidas as seguintes categorias de análise: Trabalho, Letramento, Cultura, Saberes Bagagem e Estrutura da EJA. Estas categorias foram analisadas por meio das teorias elaboradas na perspectiva do professor transformador, (GIROUX), do respeito aos saberes dos educandos e das relações entre a escola e cultura (FORQUIN; WILLIANS; FREIRE), e para o entendimento sobre o Letramento e o conhecimento científico os ensaios e reflexões de LOPES; EL- HANI; BIZZO entre outros. Nas considerações finais a investigação aponta algumas das visões dos educadores sobre as suas aulas, a disciplina que ensinam, bem como sobre o olhar destes sujeitos sobre os educandos da EJA e os seus conhecimentos. Procura estabelecer as possíveis relações entre as diversas formas de conhecimento e a construção do saber escolar.
Por meio de um estudo de caso, essa investigação, discorre sobre como os educadores e os educandos jovens e adultos estabelecem em suas aulas o aprendizado da Biologia, o objeto de estudo aqui investigado é a ação dos educadores na escola, marcado pela especificidade da EJA e o ensino de Ciências, especificamente da disciplina de Biologia inserida no currículo desta modalidade de ensino. Por meio das falas dos educadores entrevistados ao longo do estudo, buscou-se entender como estes sujeitos planejam suas aulas, qual o seu entendimento sobre o currículo da disciplina, suas concepções sobre o conhecimento científico, os saberes bagagem dos educandos e as relações pertinentes entre estes saberes e o conhecimento escolar. Os sujeitos investigados pertencem a rede pública estadual de ensino, atuam em escolas específicas para o ensino de Jovens e Adultos, e foram entrevistados de acordo com os seguintes procedimentos metodológicos: a) Coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas nas escolas em que os educadores encontram-se lotados; b) transcrição das entrevistas; c) análise dos textos produzidos após a transcrição do material. O referencial teórico-metodológico utilizado para se analisar as falas dos entrevistados, foi construído a partir dos pressupostos teóricos desenvolvidos pela Análise de Conteúdo, com a utilização do trabalho de BARDIN, sobre este tema. Para se analisar o conteúdo dos dados presentes nas falas dos educadores investigados, optou-se pela análise em categorias, construídas a partir de pontos em comuns presentes no discurso dos entrevistados, assim para esta investigação foram definidas as seguintes categorias de análise: Trabalho, Letramento, Cultura, Saberes Bagagem e Estrutura da EJA. Estas categorias foram analisadas por meio das teorias elaboradas na perspectiva do professor transformador, (GIROUX), do respeito aos saberes dos educandos e das relações entre a escola e cultura (FORQUIN; WILLIANS; FREIRE), e para o entendimento sobre o Letramento e o conhecimento científico os ensaios e reflexões de LOPES; EL- HANI; BIZZO entre outros. Nas considerações finais a investigação aponta algumas das visões dos educadores sobre as suas aulas, a disciplina que ensinam, bem como sobre o olhar destes sujeitos sobre os educandos da EJA e os seus conhecimentos. Procura estabelecer as possíveis relações entre as diversas formas de conhecimento e a construção do saber escolar.
Palavras Chave
EJA, cultura, concepções, currículo, prática pedagógica
EJA, cultura, concepções, currículo, prática pedagógica
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor