Os olhares sobre a EJA: um estudo de caso com educadores de Biologia.

Título
Os olhares sobre a EJA: um estudo de caso com educadores de Biologia.
Autor
Marco Aurélio Pereira Bueno
Orientação
Odisséa Boaventura de Oliveira
Instituição
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Por meio de um estudo de caso, essa investigação, discorre sobre como os educadores e os educandos jovens e adultos estabelecem em suas aulas o aprendizado da Biologia, o objeto de estudo aqui investigado é a ação dos educadores na escola, marcado pela especificidade da EJA e o ensino de Ciências, especificamente da disciplina de Biologia inserida no currículo desta modalidade de ensino. Por meio das falas dos educadores entrevistados ao longo do estudo, buscou-se entender como estes sujeitos planejam suas aulas, qual o seu entendimento sobre o currículo da disciplina, suas concepções sobre o conhecimento científico, os saberes bagagem dos educandos e as relações pertinentes entre estes saberes e o conhecimento escolar. Os sujeitos investigados pertencem a rede pública estadual de ensino, atuam em escolas específicas para o ensino de Jovens e Adultos, e foram entrevistados de acordo com os seguintes procedimentos metodológicos: a) Coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas nas escolas em que os educadores encontram-se lotados; b) transcrição das entrevistas; c) análise dos textos produzidos após a transcrição do material. O referencial teórico-metodológico utilizado para se analisar as falas dos entrevistados, foi construído a partir dos pressupostos teóricos desenvolvidos pela Análise de Conteúdo, com a utilização do trabalho de BARDIN, sobre este tema. Para se analisar o conteúdo dos dados presentes nas falas dos educadores investigados, optou-se pela análise em categorias, construídas a partir de pontos em comuns presentes no discurso dos entrevistados, assim para esta investigação foram definidas as seguintes categorias de análise: Trabalho, Letramento, Cultura, Saberes Bagagem e Estrutura da EJA. Estas categorias foram analisadas por meio das teorias elaboradas na perspectiva do professor transformador, (GIROUX), do respeito aos saberes dos educandos e das relações entre a escola e cultura (FORQUIN; WILLIANS; FREIRE), e para o entendimento sobre o Letramento e o conhecimento científico os ensaios e reflexões de LOPES; EL- HANI; BIZZO entre outros. Nas considerações finais a investigação aponta algumas das visões dos educadores sobre as suas aulas, a disciplina que ensinam, bem como sobre o olhar destes sujeitos sobre os educandos da EJA e os seus conhecimentos. Procura estabelecer as possíveis relações entre as diversas formas de conhecimento e a construção do saber escolar.
Palavras Chave
EJA, cultura, concepções, currículo, prática pedagógica

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor