Os textos originais para ensinar conceitos de mecânica.
Título
Os textos originais para ensinar conceitos de mecânica.
Os textos originais para ensinar conceitos de mecânica.
Autor
Maria Christina Fernandes Bueno
Maria Christina Fernandes Bueno
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Muitas das concepções dos alunos, chamadas de concepções espontâneas ou de senso comum, são bastante semelhantes às concepções dos "pensadores" do passado, o que sugere trazer a História da Ciência para ensinar Física. Este trabalho traz uma proposta de ensino tendo como estratégia a conexão entre as concepções espontâneas dos estudantes e as idéias que, ao longo da História da Ciência construíram o conhecimento científico atual: Aristóteles, Benedetti, Galileu e Newton são as fontes principais, porém não se acredita que as concepções dos alunos devam progredir segundo a seqüência histórica. Visando à tomada de consciência dos aprendizes, a estratégia se apóia em Bachelard, levando-os à reflexão sobre diferentes formas de pensar, à identificação de obstáculos epistemológicos e à construção e incorporação de um novo conhecimento. Visando à construção dos conceitos físicos e do significado adequado, a estratégia se apóia em Vygotsky, para quem o domínio dos conceitos científicos depende da vivência do indivíduo e da interação construtiva com o professor. O estudo das concepções espontâneas dos estudantes nos clássicos da literatura e o estudo das concepções dos conceitos de força, movimento e gravidade nos textos originais possibilitaram a elaboração de uma seqüência de ensino composta de três etapas. A primeira apresenta um experimento simples, que coloca o sujeito diante de um problema que faz parte da sua vivência. A segunda apresenta problemas qualitativos, que colocam o sujeito numa situação abstrata também relacionada ao seu cotidiano. A terceira apresenta trechos de textos originais, que colocam o sujeito diante das diferentes formas de pensar ao longo da História da Ciência em situações físicas semelhantes às apresentadas. A análise da aplicação dessa seqüência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, os dados obtidos através dos registros escritos pelos alunos, a análise desses dados e os resultados obtidos são apresentados neste trabalho.
Muitas das concepções dos alunos, chamadas de concepções espontâneas ou de senso comum, são bastante semelhantes às concepções dos "pensadores" do passado, o que sugere trazer a História da Ciência para ensinar Física. Este trabalho traz uma proposta de ensino tendo como estratégia a conexão entre as concepções espontâneas dos estudantes e as idéias que, ao longo da História da Ciência construíram o conhecimento científico atual: Aristóteles, Benedetti, Galileu e Newton são as fontes principais, porém não se acredita que as concepções dos alunos devam progredir segundo a seqüência histórica. Visando à tomada de consciência dos aprendizes, a estratégia se apóia em Bachelard, levando-os à reflexão sobre diferentes formas de pensar, à identificação de obstáculos epistemológicos e à construção e incorporação de um novo conhecimento. Visando à construção dos conceitos físicos e do significado adequado, a estratégia se apóia em Vygotsky, para quem o domínio dos conceitos científicos depende da vivência do indivíduo e da interação construtiva com o professor. O estudo das concepções espontâneas dos estudantes nos clássicos da literatura e o estudo das concepções dos conceitos de força, movimento e gravidade nos textos originais possibilitaram a elaboração de uma seqüência de ensino composta de três etapas. A primeira apresenta um experimento simples, que coloca o sujeito diante de um problema que faz parte da sua vivência. A segunda apresenta problemas qualitativos, que colocam o sujeito numa situação abstrata também relacionada ao seu cotidiano. A terceira apresenta trechos de textos originais, que colocam o sujeito diante das diferentes formas de pensar ao longo da História da Ciência em situações físicas semelhantes às apresentadas. A análise da aplicação dessa seqüência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, os dados obtidos através dos registros escritos pelos alunos, a análise desses dados e os resultados obtidos são apresentados neste trabalho.
Palavras Chave
Concepções espontâneas, História da Ciência no ensino
Concepções espontâneas, História da Ciência no ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos