Algumas concepções e ações no campo da saúde no contexto da faculdade de formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - São Gonçalo.
Título
Algumas concepções e ações no campo da saúde no contexto da faculdade de formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - São Gonçalo.
Algumas concepções e ações no campo da saúde no contexto da faculdade de formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - São Gonçalo.
Autor
Shirley Neves Bueno
Shirley Neves Bueno
Orientação
Sonia Krapas Teixeira
Sonia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Objetiva apontar relações entre as definições de saúde, dadas por sete professoras-alunas e os trabalhos por elas elaborados sobre o mesmo tema, na disciplina Fundamentos das Ciências da Natureza II, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Esse curso pode ser considerado um programa de educação continuada, visto que é condição necessária a seu ingresso o exercício do magistério. Preliminarmente foi aplicado um questionário, constatando-se um hiato entre o desempenho das professoras-alunas e os saberes docentes relativos à sua produção durante a disciplina. Para investigar o porquê dessa situação, optou-se por um instrumento mais apurado: a entrevista semi-estruturada. O desdobramento da pesquisa de campo permitiu constatar, que num primeiro momento, as definições de saúde utilizadas pelas professoras-alunas são um misto de cultura livresca e senso comum, baseadas na definição da Organização Mundial de Saúde: "saúde é o bem-estar, físico, mental e social, e não apenas a ausência de afecção ou doença". Num segundo momento, no entanto, após um exercício de reflexão e de troca com a entrevistadora, as professoras-alunas tendem a uma compreensão da saúde no âmbito coletivo, fundamentada nas interfaces existentes entre as Ciências da Saúde e as Ciências Sociais. Assinala que, na investigação, o referencial teórico procura integrar os aspectos convergentes aos saberes docentes ao desenvolvimento pessoal e profissional do professor e à educação continuada dentro do contexto da saúde. Assim, a partir da análise das entrevistas, foi possível o reconhecimento das relações que existem entre as histórias de vida das professoras-alunas e a prática docente como lugar de produção de saberes. Finalmente, o trabalho pretende contribuir para melhor compreensão das questões que permeiam as práticas pedagógicas no campo da saúde e para o incentivo de novas propostas de trabalho, baseadas na participação crítica como forma de transformação da realidade.
Objetiva apontar relações entre as definições de saúde, dadas por sete professoras-alunas e os trabalhos por elas elaborados sobre o mesmo tema, na disciplina Fundamentos das Ciências da Natureza II, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Esse curso pode ser considerado um programa de educação continuada, visto que é condição necessária a seu ingresso o exercício do magistério. Preliminarmente foi aplicado um questionário, constatando-se um hiato entre o desempenho das professoras-alunas e os saberes docentes relativos à sua produção durante a disciplina. Para investigar o porquê dessa situação, optou-se por um instrumento mais apurado: a entrevista semi-estruturada. O desdobramento da pesquisa de campo permitiu constatar, que num primeiro momento, as definições de saúde utilizadas pelas professoras-alunas são um misto de cultura livresca e senso comum, baseadas na definição da Organização Mundial de Saúde: "saúde é o bem-estar, físico, mental e social, e não apenas a ausência de afecção ou doença". Num segundo momento, no entanto, após um exercício de reflexão e de troca com a entrevistadora, as professoras-alunas tendem a uma compreensão da saúde no âmbito coletivo, fundamentada nas interfaces existentes entre as Ciências da Saúde e as Ciências Sociais. Assinala que, na investigação, o referencial teórico procura integrar os aspectos convergentes aos saberes docentes ao desenvolvimento pessoal e profissional do professor e à educação continuada dentro do contexto da saúde. Assim, a partir da análise das entrevistas, foi possível o reconhecimento das relações que existem entre as histórias de vida das professoras-alunas e a prática docente como lugar de produção de saberes. Finalmente, o trabalho pretende contribuir para melhor compreensão das questões que permeiam as práticas pedagógicas no campo da saúde e para o incentivo de novas propostas de trabalho, baseadas na participação crítica como forma de transformação da realidade.
Palavras Chave
conceito de saúde, formação continuada..
conceito de saúde, formação continuada..
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores