Uma proposta para o uso da história da Física como metodologia do Ensino de Física.

Título
Uma proposta para o uso da história da Física como metodologia do Ensino de Física.
Autor
Valéria Rodrigues Graça Butland
Orientação
Renato Pires dos Santos
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Há muitos anos ouvimos falar em História da Física, no entanto, da literatura existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência, seu corpus, isto é, os conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito. Porém, que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto, o histórico, para o ensino de Física no Ensino Médio Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de conceitos aos alunos, de modo a favorecer a utilização da história, com seus degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes revivam as mudanças sociais, as necessidades científicas vigentes em cada época e percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são análogos às visões, aos modos de entendimento do mundo que eles, os alunos, possuem hoje. A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa disciplina pode vir a acarretar. A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton. O conceito focado foi o da noção de Força, sendo considerados os conhecimentos já adquiridos como pré-saberes, cujos conteúdos se apresentaram de maneira natural, assim como historicamente também os obstáculos epistemológicos vieram à tona. Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma reconstrução do processo de aprendizagem de Física, fazendo participar o pensamento filosófico de cada período histórico. Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou, no que concerne aos alunos, a compreensão do processo histórico, a construção da ciência, as epistemologias, os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina. Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Palavras Chave
história da física, ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
História da Ciência