Uma proposta para o uso da história da Física como metodologia do Ensino de Física.
Título
Uma proposta para o uso da história da Física como metodologia do Ensino de Física.
Uma proposta para o uso da história da Física como metodologia do Ensino de Física.
Autor
Valéria Rodrigues Graça Butland
Valéria Rodrigues Graça Butland
Orientação
Renato Pires dos Santos
Renato Pires dos Santos
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Há muitos anos ouvimos falar em História da Física, no entanto, da literatura existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência, seu corpus, isto é, os conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito. Porém, que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto, o histórico, para o ensino de Física no Ensino Médio Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de conceitos aos alunos, de modo a favorecer a utilização da história, com seus degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes revivam as mudanças sociais, as necessidades científicas vigentes em cada época e percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são análogos às visões, aos modos de entendimento do mundo que eles, os alunos, possuem hoje. A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa disciplina pode vir a acarretar. A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton. O conceito focado foi o da noção de Força, sendo considerados os conhecimentos já adquiridos como pré-saberes, cujos conteúdos se apresentaram de maneira natural, assim como historicamente também os obstáculos epistemológicos vieram à tona. Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma reconstrução do processo de aprendizagem de Física, fazendo participar o pensamento filosófico de cada período histórico. Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou, no que concerne aos alunos, a compreensão do processo histórico, a construção da ciência, as epistemologias, os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina. Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Há muitos anos ouvimos falar em História da Física, no entanto, da literatura existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência, seu corpus, isto é, os conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito. Porém, que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto, o histórico, para o ensino de Física no Ensino Médio Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de conceitos aos alunos, de modo a favorecer a utilização da história, com seus degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes revivam as mudanças sociais, as necessidades científicas vigentes em cada época e percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são análogos às visões, aos modos de entendimento do mundo que eles, os alunos, possuem hoje. A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa disciplina pode vir a acarretar. A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton. O conceito focado foi o da noção de Força, sendo considerados os conhecimentos já adquiridos como pré-saberes, cujos conteúdos se apresentaram de maneira natural, assim como historicamente também os obstáculos epistemológicos vieram à tona. Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma reconstrução do processo de aprendizagem de Física, fazendo participar o pensamento filosófico de cada período histórico. Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou, no que concerne aos alunos, a compreensão do processo histórico, a construção da ciência, as epistemologias, os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina. Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Palavras Chave
história da física, ensino de física.
história da física, ensino de física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História da Ciência
História da Ciência