O paradigma mecanicista e a Educação Ambiental nas diretrizes curriculares oficiais de Ciências do Estado do Pará.

Título
O paradigma mecanicista e a Educação Ambiental nas diretrizes curriculares oficiais de Ciências do Estado do Pará.
Autor
Maria da Conceição Rosa Cabral
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O estudo objetiva identificar indícios e tendências do paradigma mecanicista presentes nas Orientações Curriculares Oficiais do Pará (Brasil), visando contribuir com a discussão em torno dos novos rumos para a Educação Ambiental. Tal busca parte do pressuposto de que a veiculação, no currículo escolar, de conceitos e valores baseados no pensamento mecanicista tende a acentuar a relação exploratória do ser humano para com os demais componentes do ambiente. Para tanto, toma-se como referência a concepção epistemológica, que atribui ao paradigma mecanicista posição de destaque na construção de valores e práticas da sociedade ocidental, a partir do advento da Ciência Moderna. A análise dos currículos utiliza como categorias básicas as visões fragmentária, cientificista e antropocêntrica do ambiente, entendidas como expressões essenciais do pensamento mecanicista. Confirmou-se a presença significativa de manifestações do mecanicismo em todos os documentos, com ênfase variável no que se refere às categorias de análise e respectivos indicadores. Não há uma tendência nítida de aumento ou diminuição dessas manifestações ao longo das décadas, a despeito das orientações mais recentes expressarem intenções de superação do paradigma mecanicista.
Palavras Chave
currículo, educação ambiental, educação no Pará, ensino de ciência.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas