Análise dos argumentos das diretrizes curriculares da Educação básica do estado do Paraná no ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental.
Título
Análise dos argumentos das diretrizes curriculares da Educação básica do estado do Paraná no ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental.
Análise dos argumentos das diretrizes curriculares da Educação básica do estado do Paraná no ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental.
Autor
Rosineide de Jesus Caetano
Rosineide de Jesus Caetano
Orientação
Luzia Marta Bellini
Luzia Marta Bellini
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ensino de Ciências Exatas
Centro de Ensino de Ciências Exatas
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objeto de estudo desse trabalho foi uma análise do processo de elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais – DCE e das Diretrizes Curriculares Estaduais do Ensino de Ciências – DCC em oposição aos PCN, no estado do Paraná. Para realizar a investigação os procedimentos metodológicos foram: análise dos documentos preliminares e oficiais das Diretrizes deste estado; entrevistas com três grupos de professores: o grupo elaborador ou sintetizador das Orientações Curriculares, a SEED, o dos professores do GP (Grupo Permanente) e dos professores da base do ensino, que receberam as instruções para o trabalho efetivo em sala de aula. Os dados coletados foram examinados mediante a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1997). Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que as DCC e as DCE mantêm, no plano geral, dois marcos teóricos: o político, delimitado pela escolha do marxismo para afirmar as dimensões sociais que existem em uma sociedade de classes e para se opor a perspectiva neoliberal que a SEED afirma existir nos PCN. O segundo marco está relacionado à concepção pedagógica que sustenta a aprendizagem, a teoria de Vygotsky e a teoria cognitivista de Ausubel para a aprendizagem significativa. No plano específico, as diretrizes estabelecem encaminhamentos metodológicos que partem dos conteúdos como principal via de acesso aos conhecimentos científicos em contraposição à pedagogia de projetos e transversalidade de temas sugeridos nos PCN. Temas estes que põem em segundo plano, de acordo com a SEED, os conhecimentos científicos.
O objeto de estudo desse trabalho foi uma análise do processo de elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais – DCE e das Diretrizes Curriculares Estaduais do Ensino de Ciências – DCC em oposição aos PCN, no estado do Paraná. Para realizar a investigação os procedimentos metodológicos foram: análise dos documentos preliminares e oficiais das Diretrizes deste estado; entrevistas com três grupos de professores: o grupo elaborador ou sintetizador das Orientações Curriculares, a SEED, o dos professores do GP (Grupo Permanente) e dos professores da base do ensino, que receberam as instruções para o trabalho efetivo em sala de aula. Os dados coletados foram examinados mediante a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1997). Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que as DCC e as DCE mantêm, no plano geral, dois marcos teóricos: o político, delimitado pela escolha do marxismo para afirmar as dimensões sociais que existem em uma sociedade de classes e para se opor a perspectiva neoliberal que a SEED afirma existir nos PCN. O segundo marco está relacionado à concepção pedagógica que sustenta a aprendizagem, a teoria de Vygotsky e a teoria cognitivista de Ausubel para a aprendizagem significativa. No plano específico, as diretrizes estabelecem encaminhamentos metodológicos que partem dos conteúdos como principal via de acesso aos conhecimentos científicos em contraposição à pedagogia de projetos e transversalidade de temas sugeridos nos PCN. Temas estes que põem em segundo plano, de acordo com a SEED, os conhecimentos científicos.
Palavras Chave
diretrizes curriculares no Paraná, ensino de Ciências.
diretrizes curriculares no Paraná, ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas