Concepçõesalternativas em termodinâmica: a atribuição de causalidade.
Título
Concepçõesalternativas em termodinâmica: a atribuição de causalidade.
Concepçõesalternativas em termodinâmica: a atribuição de causalidade.
Autor
Anildes Cafagne
Anildes Cafagne
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Neste trabalho estudam-se as “concepções alternativas” de alunos do segundo grau da escola pública de São Paulo a respeito dos conceitos de calor e temperatura, condutores e isolantes, equilíbrio térmico e condução de calor. Foram elaboradas questões abordando essa fenomenologia de forma qualitativa e com diferentes níveis de dificuldades. A analise de conteúdo das respostas, obtidas através da aplicação de instrumento de coleta de dados que consta da associação questionário-entrevista, resultou num “quadro de idea” elaboradas, a partir das expressões explicações dadas, tais “ideias” possibilitam a identificação de modelo alidade atribuídas aos fenômenos térmicos.
Neste trabalho estudam-se as “concepções alternativas” de alunos do segundo grau da escola pública de São Paulo a respeito dos conceitos de calor e temperatura, condutores e isolantes, equilíbrio térmico e condução de calor. Foram elaboradas questões abordando essa fenomenologia de forma qualitativa e com diferentes níveis de dificuldades. A analise de conteúdo das respostas, obtidas através da aplicação de instrumento de coleta de dados que consta da associação questionário-entrevista, resultou num “quadro de idea” elaboradas, a partir das expressões explicações dadas, tais “ideias” possibilitam a identificação de modelo alidade atribuídas aos fenômenos térmicos.
Palavras Chave
Concepções alternativas, conceitos de termodinâmica, calor.
Concepções alternativas, conceitos de termodinâmica, calor.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos