Concepçõesalternativas em termodinâmica: a atribuição de causalidade.

Título
Concepçõesalternativas em termodinâmica: a atribuição de causalidade.
Autor
Anildes Cafagne
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade de São Paulo
Ano
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho estudam-se as “concepções alternativas” de alunos do segundo grau da escola pública de São Paulo a respeito dos conceitos de calor e temperatura, condutores e isolantes, equilíbrio térmico e condução de calor. Foram elaboradas questões abordando essa fenomenologia de forma qualitativa e com diferentes níveis de dificuldades. A analise de conteúdo das respostas, obtidas através da aplicação de instrumento de coleta de dados que consta da associação questionário-entrevista, resultou num “quadro de idea” elaboradas, a partir das expressões explicações dadas, tais “ideias” possibilitam a identificação de modelo alidade atribuídas aos fenômenos térmicos.
Palavras Chave
Concepções alternativas, conceitos de termodinâmica, calor.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos