Concepções em termodinâmica: o senso comum e o conhecimento científico.

Título
Concepções em termodinâmica: o senso comum e o conhecimento científico.
Educação
Autor
Anildes Cafagne
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Investiga a estrutura do conhecimento do senso comum a respeito dos fenômenos térmicos, a partir das explicações elaboradas em termos da oposição do frio ao quente por estudantes do 2º grau. Parte do confronto entre os modos de pensar da Termodinâmica e os dos alunos para identificar suas semelhanças e diferenças, sob cinco categorias: contexto, sistema, processo, processo/modelo, medida. O resultado da pesquisa, coerente com as informações reveladas pela bibliografia específica, mostra que nas explicações do senso comum domina o familiar, o objeto e a percepção imediata. Deste modo, barreiras como a substancialização do calor e a causalidade linear impedem a percepção dos conceitos de energia interna e trabalho, e do princípio da conservação de energia. Por outro lado, também podem ocorrer encontros do conhecimento do senso comum com o científico, em virtude de ressonâncias aparentes, de explicações científicas de algum modo compatíveis com os modos de pensar mais ingênuos. O conhecimento dessa relação entre os dois modos de pensar poderá constituir importante fonte de informação para o ensino de Termodinâmica, permitindo identificar as barreiras e ressonâncias que ocorrerão no processo de aprendizagem desse conteúdo de Física.
Palavras Chave
Física; Concepções de Estudantes; Fenômenos Térmicos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno