Um paralelo entre conceitos alternativos e a construção do conceito de hereditariedade.

Título
Um paralelo entre conceitos alternativos e a construção do conceito de hereditariedade.
Ensino de Ciências
Autor
Ana Lídia Cavalcanti Calazans
Orientação
Francismar Martins Teixeira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O indivíduo constrói suas concepções a respeito do mundo que o rodeia. Essas concepções próprias e individuais são altamente estruturadas, porém, nem sempre coincidem com as propostas pela comunidade científica. Nesse sentido, buscou-se, através deste estudo, realizar um paralelo entre essas concepções alternativas construídas por alunos entre 11-13 anos, cursando a 6ª série do Ensino Fundamental e a história da construção do conceito de hereditariedade pela humanidade. Foram identificadas, inicialmente, as concepções dos estudantes sobre como ocorre a transmissão de características fenotípicas e, depois, realizada uma comparação dessas concepções com as elaboradas ao longo da história. As questões do instrumento de pesquisa foram planejadas com o objetivo de confrontar as concepções dos alunos em situações diversas e assim observar, de forma não linear, as concepções dos alunos frente a contextos variados. Constatou-se que algumas das idéias apresentadas pelos alunos, hoje, são similares às encontradas na história da construção do conceito de hereditariedade pela humanidade e que o contexto em que o aluno está inserido exerce grande influência na sua formação conceitual.
Palavras Chave
Hereditariedade; Concepções Alternativas; História da Ciência.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos