Um paralelo entre conceitos alternativos e a construção do conceito de hereditariedade.
Título
Um paralelo entre conceitos alternativos e a construção do conceito de hereditariedade.
Um paralelo entre conceitos alternativos e a construção do conceito de hereditariedade.
Ensino de Ciências
Autor
Ana Lídia Cavalcanti Calazans
Ana Lídia Cavalcanti Calazans
Orientação
Francismar Martins Teixeira
Francismar Martins Teixeira
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O indivíduo constrói suas concepções a respeito do mundo que o rodeia. Essas concepções próprias e individuais são altamente estruturadas, porém, nem sempre coincidem com as propostas pela comunidade científica. Nesse sentido, buscou-se, através deste estudo, realizar um paralelo entre essas concepções alternativas construídas por alunos entre 11-13 anos, cursando a 6ª série do Ensino Fundamental e a história da construção do conceito de hereditariedade pela humanidade. Foram identificadas, inicialmente, as concepções dos estudantes sobre como ocorre a transmissão de características fenotípicas e, depois, realizada uma comparação dessas concepções com as elaboradas ao longo da história. As questões do instrumento de pesquisa foram planejadas com o objetivo de confrontar as concepções dos alunos em situações diversas e assim observar, de forma não linear, as concepções dos alunos frente a contextos variados. Constatou-se que algumas das idéias apresentadas pelos alunos, hoje, são similares às encontradas na história da construção do conceito de hereditariedade pela humanidade e que o contexto em que o aluno está inserido exerce grande influência na sua formação conceitual.
O indivíduo constrói suas concepções a respeito do mundo que o rodeia. Essas concepções próprias e individuais são altamente estruturadas, porém, nem sempre coincidem com as propostas pela comunidade científica. Nesse sentido, buscou-se, através deste estudo, realizar um paralelo entre essas concepções alternativas construídas por alunos entre 11-13 anos, cursando a 6ª série do Ensino Fundamental e a história da construção do conceito de hereditariedade pela humanidade. Foram identificadas, inicialmente, as concepções dos estudantes sobre como ocorre a transmissão de características fenotípicas e, depois, realizada uma comparação dessas concepções com as elaboradas ao longo da história. As questões do instrumento de pesquisa foram planejadas com o objetivo de confrontar as concepções dos alunos em situações diversas e assim observar, de forma não linear, as concepções dos alunos frente a contextos variados. Constatou-se que algumas das idéias apresentadas pelos alunos, hoje, são similares às encontradas na história da construção do conceito de hereditariedade pela humanidade e que o contexto em que o aluno está inserido exerce grande influência na sua formação conceitual.
Palavras Chave
Hereditariedade; Concepções Alternativas; História da Ciência.
Hereditariedade; Concepções Alternativas; História da Ciência.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos