Educação Matemática e Ambiental: um contexto de mudança.

Título
Educação Matemática e Ambiental: um contexto de mudança.
Autor
Ademir Donizeti Caldeira
Orientação
João Frederico Costa Azevedo Meyer
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O desenvolvimento do tema deste trabalho, ainda que utilize a Modelagem Matemática e se apóie em suas relações interdisciplinares, situa-se no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em aspectos da Educação Ambiental. No que se refere à parte teórica, apresenta uma proposta metodológica no sentido da Modelagem Matemática, separada em duas fases, explicitadas abaixo. Primeira fase: o curso para os professores. O curso para os professores, reunindo o estudo e a discussão de conceitos e práticas de Educação Matemática e Educação Ambiental, exigiu dos alunos também uma atividade de grupos que consistia em, a partir de fenômenos ambientais do local de trabalho dos professores, escolher um problema ligado à vida da comunidade e reconhecido, pela própria comunidade, como uma situação problema. A partir da seleção, os grupos atuaram etnograficamente, explorando a região, investigando o problema, suas causas e conseqüências. Cada grupo estudou, então, os dados levantados, modelou determinados aspectos e usou essa modelagem em conjunto com a comunidade, identificando perguntas e questões importantes no sentido de compreender a situação ambiental eleita e estudando como poderiam ser encaminhadas soluções. A modelagem levou os professores, como alunos do curso, a perceberem necessidades de aprender conteúdos matemáticos para a compreensão de fenômenos ambientais. No final desta parte, é feita uma análise de um questionário e, para iniciar a segunda fase, um levantamento histórico é apresentado, introduzindo conceitos sobre mudanças de posturas no agir e no saber de professores. Segunda fase: interferências em sala de aula. Com aqueles professores que quiseram continuar os trabalhos, foi estabelecida uma metodologia: foram cinco professores e sete projetos a serem desenvolvidos nas escolas de cada um, com um acompanhamento de minha parte e uma cooperação próxima, especialmente na adequação dos tópicos a serem levantados para estudo em cada projeto, de modo a incluir os conteúdos necessários de cada turma, e na modelagem dos fenômenos ambientais escolhidos.
Palavras Chave
educação ambiental, fenômenos ambientais, modelagem matemática, formação de professores.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método