Dificuldades conceituais entre estudantes de Física Básica: diagnóstico e propostas de soluções.
Título
Dificuldades conceituais entre estudantes de Física Básica: diagnóstico e propostas de soluções.
Dificuldades conceituais entre estudantes de Física Básica: diagnóstico e propostas de soluções.
Autor
Francisco Angel Garcia Calisaya
Francisco Angel Garcia Calisaya
Orientação
Noberto Cardoso Ferreira
Noberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho que apresentamos foi realizado com o objetivo de tentar superar algumas das dificuldades que possuem os alunos no ciclo básico de Física quanto a determinados conceitos. Nesse processo, consideramos ser de suma importância o que o aluno conhece e traz para a sala de aula. Para um aprofundamento da compreensão do papel das concepções dos estudantes, utilizamos como referência autores que investigaram e discutiram estes temas no ensino de ciências. Em revisões bibliográficas, encontramos propostas e metodologias sobre o ensino de laboratório que nos serviam como referencial para determinar certos parâmetros que definiram os experimentos de nossa proposta. Para identificar e conhecer as dificuldades conceituais presentes nos alunos, fizemos uma investigação em relação a alguns dos conteúdos do curso de Física Básica do primeiro ano do curso universitário. Esta investigação nos serviu como base para organizar e propor experimentos de ordem qualitativa e quantitativa. que nos permitam superar alguma.
O trabalho que apresentamos foi realizado com o objetivo de tentar superar algumas das dificuldades que possuem os alunos no ciclo básico de Física quanto a determinados conceitos. Nesse processo, consideramos ser de suma importância o que o aluno conhece e traz para a sala de aula. Para um aprofundamento da compreensão do papel das concepções dos estudantes, utilizamos como referência autores que investigaram e discutiram estes temas no ensino de ciências. Em revisões bibliográficas, encontramos propostas e metodologias sobre o ensino de laboratório que nos serviam como referencial para determinar certos parâmetros que definiram os experimentos de nossa proposta. Para identificar e conhecer as dificuldades conceituais presentes nos alunos, fizemos uma investigação em relação a alguns dos conteúdos do curso de Física Básica do primeiro ano do curso universitário. Esta investigação nos serviu como base para organizar e propor experimentos de ordem qualitativa e quantitativa. que nos permitam superar alguma.
Palavras Chave
experimentos, laboratório, concepções de alunos.
experimentos, laboratório, concepções de alunos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método