Dificuldades conceituais entre estudantes de Física Básica: diagnóstico e propostas de soluções.

Título
Dificuldades conceituais entre estudantes de Física Básica: diagnóstico e propostas de soluções.
Autor
Francisco Angel Garcia Calisaya
Orientação
Noberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho que apresentamos foi realizado com o objetivo de tentar superar algumas das dificuldades que possuem os alunos no ciclo básico de Física quanto a determinados conceitos. Nesse processo, consideramos ser de suma importância o que o aluno conhece e traz para a sala de aula. Para um aprofundamento da compreensão do papel das concepções dos estudantes, utilizamos como referência autores que investigaram e discutiram estes temas no ensino de ciências. Em revisões bibliográficas, encontramos propostas e metodologias sobre o ensino de laboratório que nos serviam como referencial para determinar certos parâmetros que definiram os experimentos de nossa proposta. Para identificar e conhecer as dificuldades conceituais presentes nos alunos, fizemos uma investigação em relação a alguns dos conteúdos do curso de Física Básica do primeiro ano do curso universitário. Esta investigação nos serviu como base para organizar e propor experimentos de ordem qualitativa e quantitativa. que nos permitam superar alguma.
Palavras Chave
experimentos, laboratório, concepções de alunos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método