O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.
Título
O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.
O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.
Autor
Anselmo João Calzolari Neto
Anselmo João Calzolari Neto
Orientação
Denise de Freitas
Denise de Freitas
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta investigação insere-se no contexto de um processo de formação continuada de professores desenvolvido no grupo de pesquisa do Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e objetivou analisar o desenvolvimento profissional de uma das professoras integrantes deste grupo, constituído na cidade de São Carlos – a professora de Biologia - a partir de seus relatos verbais sobre o desenvolvimento de seu pensamento. Mais especificamente objetivou analisar possíveis alterações na concepção e na interpretação de sua prática pedagógica. Essas análises foram orientadas pela seguinte questão de pesquisa: Quais as transformações na concepção e na interpretação da prática pedagógica de uma professora, durante sua participação em um grupo de pesquisa que visou a elaboração e implementação de uma abordagem de conteúdo integrada no Ensino Médio A pesquisa constitui-se em um ‘estudo de caso’, tendo como instrumentos de investigação do pensamento da professora os seguintes materiais analisados: dois diários construídos pela professora; duas entrevistas realizadas com a professora; uma seqüência de filmagens das reuniões semanais do grupo de pesquisa; um relatório de atividades elaborado pela professora. Para a análise dos resultados foi possível estabelecer alguns parâmetros para evidenciar as possíveis transformações do seu pensamento, os focos de análise: (1) o papel do professor, (2) o papel do aluno na aprendizagem, (3) o conhecimento escolar: conteúdo e forma e (4) a contribuição do "outro-coletivo" na construção profissional: os pares e os especialistas.
Esta investigação insere-se no contexto de um processo de formação continuada de professores desenvolvido no grupo de pesquisa do Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e objetivou analisar o desenvolvimento profissional de uma das professoras integrantes deste grupo, constituído na cidade de São Carlos – a professora de Biologia - a partir de seus relatos verbais sobre o desenvolvimento de seu pensamento. Mais especificamente objetivou analisar possíveis alterações na concepção e na interpretação de sua prática pedagógica. Essas análises foram orientadas pela seguinte questão de pesquisa: Quais as transformações na concepção e na interpretação da prática pedagógica de uma professora, durante sua participação em um grupo de pesquisa que visou a elaboração e implementação de uma abordagem de conteúdo integrada no Ensino Médio A pesquisa constitui-se em um ‘estudo de caso’, tendo como instrumentos de investigação do pensamento da professora os seguintes materiais analisados: dois diários construídos pela professora; duas entrevistas realizadas com a professora; uma seqüência de filmagens das reuniões semanais do grupo de pesquisa; um relatório de atividades elaborado pela professora. Para a análise dos resultados foi possível estabelecer alguns parâmetros para evidenciar as possíveis transformações do seu pensamento, os focos de análise: (1) o papel do professor, (2) o papel do aluno na aprendizagem, (3) o conhecimento escolar: conteúdo e forma e (4) a contribuição do "outro-coletivo" na construção profissional: os pares e os especialistas.
Palavras Chave
formação de professores, ensino de biologia.
formação de professores, ensino de biologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores