O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.

Título
O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.
Autor
Anselmo João Calzolari Neto
Orientação
Denise de Freitas
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta investigação insere-se no contexto de um processo de formação continuada de professores desenvolvido no grupo de pesquisa do Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e objetivou analisar o desenvolvimento profissional de uma das professoras integrantes deste grupo, constituído na cidade de São Carlos – a professora de Biologia - a partir de seus relatos verbais sobre o desenvolvimento de seu pensamento. Mais especificamente objetivou analisar possíveis alterações na concepção e na interpretação de sua prática pedagógica. Essas análises foram orientadas pela seguinte questão de pesquisa: Quais as transformações na concepção e na interpretação da prática pedagógica de uma professora, durante sua participação em um grupo de pesquisa que visou a elaboração e implementação de uma abordagem de conteúdo integrada no Ensino Médio A pesquisa constitui-se em um ‘estudo de caso’, tendo como instrumentos de investigação do pensamento da professora os seguintes materiais analisados: dois diários construídos pela professora; duas entrevistas realizadas com a professora; uma seqüência de filmagens das reuniões semanais do grupo de pesquisa; um relatório de atividades elaborado pela professora. Para a análise dos resultados foi possível estabelecer alguns parâmetros para evidenciar as possíveis transformações do seu pensamento, os focos de análise: (1) o papel do professor, (2) o papel do aluno na aprendizagem, (3) o conhecimento escolar: conteúdo e forma e (4) a contribuição do "outro-coletivo" na construção profissional: os pares e os especialistas.
Palavras Chave
formação de professores, ensino de biologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores